Gabriela Souza

Gabriela Martins Souza – Suplementação alimentar: ALBUMINA

Albumina é um tipo de proteína globular, formada exclusivamente por aminoácidos, solúvel em água, levemente solúvel em soluções salinas concentradas e sujeita à desnaturação quando exposta ao calor excessivo.

Como é uma proteína solúvel no plasma (soluções salinas), possui um papel fundamental de transporte de substancias estruturais. Devido a esse papel, é muito utilizada por atletas como suplemento alimentar, que auxilia no ganho de massa muscular. Tal proteína fornece expressivas quantidades de aminoácidos, contribuindo para a reposição do conteúdo proteico dos músculos e para o processo de hipertrofia muscular. Além do transporte dessas substancias, é a albumina que ajuda a equilibrar o Ph do sangue colaborando com o controle da pressão.

Alguns efeitos diagnosticados em caso de super doses de albumina: A albumina é uma proteína e, portanto, sua ingestão exagerada

 pode levar ao desenvolvimento de problemas renais, causados pela sobrecarga de moléculas que devem ser filtradas por esse órgão. Pode aumentar a atividade intestinal . A albumina é considerada um nutriente flatulento e, por isso, a produção de gases e, em alguns casos, quadros de

 diarreia.. entretanto, esses sintomas são mais comuns no início da adaptação do organismo ao consumo da albumina pura e costumam cessar. Para os hipertensos e pessoas com tendência a reter muito líquido, a atenção deve ser redobrada, visto que essa proteína tem uma importante característica osmótica, que ajuda a puxar mais água para dentro das células e dos vasos sanguíneos.

Para quem apresenta alergia ao ovo, a albumina é um suplemento considerado perigoso e que deve ser evitado, visto que as principais suplementações disponíveis no mercado são desenvolvidos a partir desse alimento.

O melhor horário para ingestão seja a suplementação ou consumo de alimentos ricos em albumina são nos intervalos PÓS TREINO, pois sua absorção é mais lenta, sendo assim, ajuda a recompor a massa muscular favorecendo seu ganho. Devido a propriedade “flatulitica” pode causar desconfortos ao longo das atividades.

Toda suplementação deve ser acompanhada por profissionais capacitados. É importante verificar antes as condições do corpo, alinhar aos objetivos ganho ou perda de massa, para então traçar um plano eficaz. 

 

ARTIGO ANTERIORARTIGO SEGUINTE

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação

Send this to a friend