Close Menu
    Nossas escolhas

    MANUTENÇÃO PROGRAMADA: HNSD realiza manutenção na rede elétrica da subestação do setor de Radioterapia neste sábado

    05/12/2025

    Polícia Civil de Minas Gerais amplia poder operacional com entrega de viaturas, armas e drones

    05/12/2025

    Prefeitura de Itabira identifica contaminação no canal da Carlos Drummond de Andrade

    05/12/2025

    No último jogo no Mineirão pelo Brasileiro, Cruzeiro cede empate ao Botafogo

    05/12/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
    sábado, 6 dezembro , 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
    Via Comercial
    • Itabira
    • Minas Gerais
    • Brasil
    • Mundo
    • Colunistas
      • Nivaldo Ferreira
    • Via Fotos
    • Emprego
    Via Comercial
    Home»Brasil»STF pauta julgamento de mais 45 denúncias sobre atos de 8 de janeiro
    Brasil

    STF pauta julgamento de mais 45 denúncias sobre atos de 8 de janeiro

    21/06/2023Nenhum comentário2 Minutos de leitura2 Visualizações
    Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp

    O Supremo Tribunal Federal (STF) pautou para julgamento mais 45 denúncias contra suspeitos de envolvimento nos atos de 8 de janeiro. Entre os denunciados, há os casos do homem que derrubou o relógio de Dom João VI no Palácio do Planalto e do que furtou a réplica da Constituição do prédio do STF.

    A análise será feita em sessão do plenário virtual que começa às 0h de sexta-feira (23) e vai até às 23h59 de 26 de junho. Nesse formato de julgamento não há debate entre os ministros, que depositam seus votos em um sistema eletrônico.

    São sete denúncias de pessoas que foram presas pela Polícia Federal (PF) após os atos de 8 de janeiro. Os processos correm em segredo de Justiça na Corte.

    Além dessas acusações, os ministros analisarão 37 denúncias contra investigados no inquérito que mira os instigadores dos atos. Os denunciados foram presos no dia 9 de janeiro, em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília.

    Uma única denúncia nesta leva diz respeito a um investigado no inquérito sobre os executores dos ataques, que culminaram com a invasão das sedes dos Três Poderes, em Brasília.

    Até o momento, o STF analisou sete blocos de denúncias da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra suspeitos de envolvimento com os ataques de 8 de janeiro.

    Do total de 1.390 denunciados pela PGR, 1.245 já se tornaram réus na Corte.

    No caso dos executores, as denúncias apontam o cometimento dos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito (golpe de Estado), dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

    Já os que são investigados como incitadores podem responder por incitação equiparada pela animosidade das Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais e associação criminosa.

    Não há informações sobre os denunciados nos processos em sigilo.

    Com a aceitação da denúncia, terão início as ações penais. Nesta fase, ocorre a coleta de provas e depoimentos de testemunhas de defesa e acusação. Só depois que a Justiça julgará se condena ou absolve os envolvidos. Não há prazo estabelecido para isso.

    Manifestações de advogados e defensores públicos ao STF têm solicitado a rejeição de denúncias relacionadas aos atos, por entenderem que as acusações apresentadas à Corte são genéricas e não indicam ações concretas que configurem crime.

    As defesas dos denunciados também argumentam que o STF não tem competência para processar e julgar os envolvidos.

    *Com CNN BRASIL

    8 de janeiro ataque Julgamento STF
    Artigo anteriorAtirador de escola no Paraná é encontrado morto em sua cela na cadeia
    Próximo artigo Atlético encara Fluminense em ‘jogo de seis pontos’ e início da era Felipão

    Postagens relacionadas

    Auto Via Brasil

    Contran aprova novas regras que acabam com obrigação de aulas em autoescolas para tirar CNH

    03/12/20256 Visualizações0
    Brasil Economia

    Pix bate recorde no dia do pagamento do 13º salário

    01/12/20254 Visualizações0
    Brasil Justiça

    Justiça manda soltar Vorcaro e mais quatro sócios do Banco Master

    30/11/20256 Visualizações0
    Adicionar Comentário
    Leave A Reply Cancel Reply

    As mais lidas

    Vale se prepara para novo ciclo de mineração em Itabira

    04/12/202558 Visualizações

    IBGE abre processo seletivo com vagas para Itabira

    01/12/202548 Visualizações

    Após 68 dias: SAAE encerra racionamento de água em Itabira

    02/12/202523 Visualizações

    Luzes coloridas e trabalho com crochê marcam o início do Natal Pontos de Luz em Itabira

    01/12/202520 Visualizações

    JOÃO MONLEVADE: Policiais Militares apreende drogas e menor de 15 anos por tráfico no bairro São João

    30/11/202517 Visualizações
    Mais populares

    Vale se prepara para novo ciclo de mineração em Itabira

    04/12/202558 Visualizações

    IBGE abre processo seletivo com vagas para Itabira

    01/12/202548 Visualizações

    Após 68 dias: SAAE encerra racionamento de água em Itabira

    02/12/202523 Visualizações
    Nossas escolhas

    MANUTENÇÃO PROGRAMADA: HNSD realiza manutenção na rede elétrica da subestação do setor de Radioterapia neste sábado

    05/12/2025

    Polícia Civil de Minas Gerais amplia poder operacional com entrega de viaturas, armas e drones

    05/12/2025

    Prefeitura de Itabira identifica contaminação no canal da Carlos Drummond de Andrade

    05/12/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
    © 2025 Via Comercial. Desenvolvido por Dislei Gomes - Política de privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.