Prefeitos de João Monlevade e Esh-Sur-Alzette oficializam geminação

Dr. Laércio Ribeiro e Georges Mischo assinaram termo de colaboração em reunião solene na Câmara Municipal.

O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), e o prefeito de Esch-Sur- Alzette, Georges Mischo, oficializaram a geminação entre as cidades fato que estabelece laços de cooperação entre os dois municípios. A geminação entre a cidade brasileira e a cidade luxemburguesa foi selada em sessão solene realizada na Câmara Municipal de João Monlevade na noite de sexta-feira (1º/07).

A lei que permite a cooperação foi sancionada após aprovação unânime na Câmara, do projeto de lei 1.266/2022 de iniciativa do líder governista, Belmar Diniz (PT). Com isso, João Monlevade torna-se a primeira cidade do país a estabelecer esse tipo de vínculo com um município luxemburguês. Já Esch-Sur-Alzette torna-se a primeira de Luxemburgo a oficializar a geminação com um município brasileiro.

Foto: Heverton Elias

Ambos os prefeitos falaram sobre a importância da cooperação. “É de suma importância fortalecermos os laços com Luxemburgo, terra de personagens essenciais para a história de nossa cidade. História essa forjada por muito trabalho que culminou em um município que hoje é referência mundial no setor siderúrgico”, afirmou Dr. Laércio Ribeiro.

Foto: Heverton Elias

Georges Mischo destacou o pioneirismo da geminação com João Monlevade. “Uma geminação é a melhor forma de estabelecer relações entre a população de duas cidades. É um encontro de dois municípios que se unem, para juntos enfrentar seus desafios. Somos a primeira cidade luxemburguesa a estabelecer essa relação com uma cidade no Brasil”, destacou.

Foto: Heverton Elias

Homenagens

Durante a solenidade, a Câmara Municipal, por meio dos seus vereadores, entregou a Medalha Jean Monlevade, honraria criada para celebrar o pioneirismo e empreendedorismo do engenheiro francês Jean Antoine Felix Dissandes de Monlevade, precursor do município.

Foram agraciados com a medalha, o prefeito de Esch-Sur-Alzette, Georges Mischo, o Cônsul de Missão e Adjunto de Negócios A.I. na embaixada de Luxemburgo em Brasília, Charles Schmit, e a conselheira político-cultural na Embaixada de Luxemburgo, Nádia Mariana Mellina.

Foi homenageada com o título de Cidadã Honorária, a historiadora e cineasta Dominique Santana. Ela foi responsável pelo documentário “A Colônia Luxemburguesa”, que resgata a história dos luxemburgueses que habitaram em João Monlevade no início do século passado, desencadeando uma série de eventos que culminou com o Festival Brasil-Luxemburgo e a geminação Esch-Monlevade.

“A descoberta da história luxemburguesa na vida dos monlevadenses é que me levou a fazer com que o mundo inteiro pudesse ver, sentir e ouvir essa experiência” disse ela ao agradecer a homenagem.

Geminação tem primeira reunião de trabalho

As atividades relacionadas a geminação não se encerraram com a solenidade realizada na Câmara Municipal. Na manhã seguinte, o prefeito de João Monlevade e seus secretários de governo se reuniram com o prefeito de Esch-Sur-Alzette e integrantes de sua comitiva, para discutirem pontos de colaboração que podem beneficiar ambos os municípios.

A reunião começou às 9h da manhã no auditório da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi). Durante as discussões, o prefeito Georges Mischo propôs que ambos os municípios se aprofundem em colaborações com foco na área cultural.

“Acreditamos que temos que trabalhar em projetos concretos. Poderemos oferecer ações na área cultural porque é um setor que não tem limite para colaborações”. O prefeito luxemburguês enfatizou que isso poderá trazer frutos duradouros para o relacionamento entre as cidades se houver o envolvimento das faixas mais jovens da população.

A equipe de governo de Dr. Laércio Ribeiro fez uma breve apresentação sobre João Monlevade, seus aspectos econômicos, culturais e sociais. Como Esch-Sur-Alzette possui experiência em geminação com 11 cidades europeias, o prefeito Dr. Laércio Ribeiro aproveitou a ocasião para sanar dúvidas para o planejamento de novas ações envolvendo a geminação.

O vice-prefeito, Fabrício Lopes (Avante), concluiu dizendo que a reunião foi muito frutuosa e é um importante passo para que a cooperação entre os municípios possa ser convertida em gestos concretos.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.