No Dia Internacional da Mulher, Prefeitura de Itabira dá posse a três novas secretárias municipais

 638 Visualizações

As novas secretárias irão assumir as pastas de Ação Social (Nélia Cunha), Auditoria Interna e Controladoria (Nádia Sales) e Educação (Laura Souza) .

Um ato representativo marcou o Dia Internacional da Mulher em Itabira. A posse de três secretárias foi acompanhada por discursos emocionados, mobilização contra discriminação e homenagem a todas as mulheres presentes. O prefeito Marco Antônio Lage empossou, de forma simbólica, Nádia Sales Chaves, para a Secretaria de Auditoria Interna e Controladoria; Nélia Aparecida Jerônimo Cunha para a pasta da Ação Social; e Laura Souza na Educação. A cerimônia aconteceu no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, na noite desta terça-feira (08/03).

“É uma feliz coincidência neste 8 de março, empossar três novas secretárias, o que representa quase 40% do secretariado. Isso demonstra a capacidade da mulher itabirana, o preparo e competência para assumir papéis relevantes na nossa sociedade, inclusive, na administração pública. Não poderia ter forma melhor de celebrar em Itabira o Dia Internacional da Mulher com essas três mulheres que vão trabalhar para o presente e o futuro em nossa cidade. Fazer de Itabira uma cidade sustentável, igualitária e justa”, afirmou o prefeito Marco Antônio Lage durante a solenidade.

Em destaque, as demais secretárias municipais e autoridades femininas presentes foram convidadas a subir ao palco e acompanhar a solenidade, como uma homenagem ao dia da mulher. Convidada a discursar, Raquell Guimarães, estilista e primeira-dama, criticou a sociedade machista e a percepção que ainda vigora de que “o gênero feminino ocupa o território do servir, enquanto o gênero masculino ocupa o território do ser servido”. Ela incentivou que mulheres ocupem os espaços.

Secretária de Educação Laura Souza

Em seu discurso de posse, a professora Laura Souza, responsável pela pasta da Educação, destacou a sua capacidade profissional para assumir a nova função e agradeceu o apoio recebido da população após ataques homofóbicos sofridos em publicações na internet.

Marco Antônio Lage e Laura Souza

“Gostaria de dizer que, na verdade, toda essa situação acabou me fortalecendo e me dando ainda mais garra para trabalhar pela educação itabirana e fazer com que a gente alcance realmente patamares de excelência, uma vez que a minha orientação sexual nunca pode colocar em xeque o meu profissionalismo e competência. Porque o lugar da mulher é onde ela quiser”, disse a nova secretária, provocando manifestações de apoio da plateia.

Prefeito Marco Antônio Lage e secretária de Auditoria Interna e Controladoria, Nádia Sales

A secretária de Auditoria Interna e Controladoria, Nádia Sales, assume a função com o desafio de implantar na gestão pública a metodologia de compliance, para garantir processos de transparência para que a lei seja cumprida. “Itabira precisa ser reconhecida como uma cidade próspera e justa, mas também deve assumir a responsabilidade de ser uma cidade cada vez mais transparente e íntegra. Esse compromisso eu assumo hoje. Essa responsabilidade fica ainda mais fácil por estarmos em um governo forjado nesses preceitos”, disse.

Assistente social e servidora pública, Nélia Cunha

Assistente social e servidora pública, Nélia Cunha, mencionou os trabalhos relevantes já em andamento em Itabira e que garantiram conquistas na área social. Porém, a nova secretária de Ação Social afirmou que muito ainda pode ser feito para construir uma cidade mais justa, humana e igualitária. “Embora sejam significativos os avanços até agora, ainda carecemos de ações mais correlacionadas, compatíveis e eficientes para a implementação prática e cotidiana da inclusão e do desenvolvimento social”, disse.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.