Casa do Empreendedor – Serviço teve mais de 1500 atendimentos em 2021 em São Gonçalo

 493 Visualizações

A Casa do Empreendedor, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo realizou mais de 1500 atendimentos a microempreendedores este ano, uma média de 137 mensais. Mesmo diante da pandemia, esse número foi superior ao dos últimos anos. Em 2019, foram 1.198 atendimentos e 2020, cerca de 1.402. Os serviços são oferecidos gratuitamente ao cidadão são-gonçalense que visa empreender.

O servidor, Marcius Chaves Santos, à frente dos atendimentos, explicou que para quem trabalha por conta própria, a Casa oferece a oportunidade de registrar-se como Microempreendedor Individual (MEI) o que hoje é um dos principais serviços oferecidos. Além da formalização, a Casa proporciona o cadastro das empresas no sistema tributário municipal e a respectiva emissão de notas fiscais, a declaração anual de faturamento, a preparação de documentos, impressão de boletos, orientações e outros serviços gratuitos.  

Atendimento da Casa do Empreendedor fica anexa a Secretaria de Desenvolvimento Econômico na Praça 1º de Março. Foto: Nívia Leles/Acom/PSGRA

A Casa do Empreendedor foi criada em 2013 por iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para orientar e apoiar o empreendedorismo local. Conveniada a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG) ela também é parceira do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e oferece palestras, oficinas e consultorias individuais para os empresários do município.

A secretária de Desenvolvimento, Maria Inês de Araújo Moreira explicou que a atual administração tem divulgado mais os serviços oferecidos pela Casa e vem buscando parcerias através do Sebrae para cursos que visam capacitar os MEIs e pequenos produtores locais a participarem mais das licitações da prefeitura. “Esse curso está em andamento e a partir de janeiro haverá a qualificação dos MEIs que têm capacidade de crescimento para que consigam uma área e possam expandir seus negócios”, salientou.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.