Nivaldo Ferreira dos Santos – Preparem-se para aproveitar as oportunidades que virão em 2022

 1,018 Visualizações

Estamos chegando ao fim de mais um ano e temos muitos motivos para comemorar o que vivemos e o que realizamos em 2021. Mesmo com todas as dificuldades, sobrevivemos e tivemos muitas vitórias no ano que está se encerrando. Agora é hora de nos prepararmos para o que o novo ano nos trará: certamente teremos novos desafios, mas também teremos novas oportunidades, em todas as áreas das nossas vidas, tanto nas nossas questões individuais quanto em nossas famílias e nas organizações que formam a nossa sociedade, sejam empresas, órgãos públicos, entidades da sociedade civil, movimentos sociais, partidos políticos e todas as demais.

Neste texto, quero destacar especialmente as oportunidades que estão no horizonte das organizações da sociedade de Itabira, algumas das quais já foram tratadas em nossos textos anteriores, como as parcerias já iniciadas: entre a Interassociação, as associações de moradores e a Universidade Federal de Itajubá-campus Itabira (projeto “Unifei nos Bairros”); entre a Interassociação, as associações de moradores e a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (projeto “Arte nos Bairros”); entre a Interassociação, as associações de moradores e a Prefeitura (organização / estruturação das entidades comunitárias); entre o SEBRAE-MG, órgãos do governo estadual e organizações itabiranas (projeto de “Reconversão Produtiva”, envolvendo o setor empresarial, o setor público e “terceiro setor”); e várias outras iniciativas que estão em andamento através de nossos órgãos públicos, nossas empresas e demais organizações.

Entre as muitas oportunidades que podemos ter em 2022, destacaremos hoje mais duas, que foram divulgadas no último mês de 2021: o financiamento de projetos de entidades comunitárias pela Prefeitura de Itabira e o “Programa Valorizar 2022”, promovido pela empresa Vale S/A para capacitar e premiar entidades e projetos. Confiram a seguir.

FINANCIAMENTO PÚBLICO DE PROJETOS

Durante a reunião da Assembleia Geral da Interassociação dos Amigos dos Bairros de Itabira, realizada no dia 5 de dezembro de 2021, o Professor José Carlos Fernandes Lima, que atualmente exerce o cargo de Assistente de Programas e Projetos na Prefeitura de Itabira, informou que a Prefeitura de Itabira está preparando um Edital de Chamamento para que as associações de moradores e outras organizações da sociedade civil apresentem projetos que possam ser potencializados através do financiamento público.

Para que isso seja viável e tudo possa funcionar corretamente, a Prefeitura está realizando primeiro a capacitação de uma equipe de servidores públicos da diretoria responsável pela formalização de convênios e parcerias e também de uma equipe da Secretaria Municipal de Fazenda, que cuidará das prestações de contas. Durante o primeiro semestre de 2022 a Prefeitura pretende realizar a capacitação dos dirigentes de associações de moradores e outras entidades da sociedade civil, distribuindo também um “Manual de Prestação de Contas”.

No segundo semestre de 2022 a Prefeitura pretende lançar um “Edital de Chamamento” para que as entidades organizadas apresentem seus projetos, que passarão por uma avaliação. E os melhores projetos poderão receber apoio financeiro e acompanhamento da Prefeitura.

PROGRAMA VALORIZAR 2022 (VALE S/A)

Durante a segunda semana do mês de dezembro de 2021 foi a vez da mineradora Vale divulgar seu programa de financiamento de projetos, o “Programa Valorizar” – trata-se de uma iniciativa que tem como objetivo “contribuir para o fortalecimento de organizações sociais por meio do reconhecimento com recursos financeiros de projetos de destaque, avaliados por instituições independentes a partir de critérios pré-definidos no edital de premiação”.

O Programa Valorizar 2022 será realizado em etapas, sendo a primeira delas um curso de capacitação sobre gestão de organizações sociais, captação de recursos, elaboração de projetos, marco regulatório do terceiro setor e empreendedorismo social comunitário – essa capacitação será realizada no período de fevereiro a abril de 2022 e as inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 21 de janeiro pelo link https://forms.gle/NMY6DKokVcESVKFh8 .

O edital relativo ao financiamento de projetos do “Programa Valorizar 2022” será lançado no decorrer do ano, em data ainda a ser definida, estabelecendo os critérios de avaliação das organizações e dos projetos – poderão participar representantes de organizações sociais dos seguintes municípios: Catas Altas, Itabira, Mariana, Ouro Preto, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira e São Gonçalo do Rio Abaixo.

Pois é… Conforme afirmado no início deste texto, é hora de planejar e se preparar para os desafios e as oportunidades que o novo ano nos apresentará. Cada pessoa e cada organização deve fazer a sua parte para aproveitar da melhor forma possível as oportunidades que virão e superar os desafios que surgirão nessa nova jornada.

Encerro este texto desejando muito sucesso a todos e todas em 2022… Até breve!

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.