Cotidiano, Itabira

Empresários itabiranos serão capacitados para desenvolver economia local

Antes das 8 horas desta quinta-feira (11/07), o auditório da Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita) já estava ocupado por empresários e gestores municipais. É que a Prefeitura, em parceria com Acita, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (Ipead/UFMG), promoveu o Café Empresarial, uma iniciativa inédita desta gestão para desenvolver a economia itabirana.

Segundo Fernando Muniz da Neiva, secretário municipal de Auditoria Interna e Controladoria, o evento pode ser considerado um movimento para fortalecer o empresariado local. “Estamos criando condições para que os fornecedores itabiranos vendam mais para a Prefeitura, o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e Itaurb (Empresa de Desenvolvimento de Itabira)”.

Ainda de acordo com o secretário, cerca de R$ 100 milhões que o Município compra por ano, pouco mais de R$ 30 milhões são de fornecedores locais. “Ou seja, mais de 65% são empresas de fora da cidade. Nós precisamos equilibrar essa balança, esse é o nosso objetivo”, avaliou Fernando Muniz.

Evento

Para ampliar as compras locais e aumentar a competitividade das empresas, a equipe da Coordenadoria de Contratos da Prefeitura apresentou um indicativo e quantitativo de compras e prestação de serviços, explicando também a metodologia do cadastro para se tornar um fornecedor apto.

Secretário municipal de Auditoria Interna e Controladoria, Fernando Muniz

“O importante é que o Município compre com qualidade e preço, mas nós queremos que seja, prioritariamente, de fornecedores locais. É importante que dinheiro circule na cidade para gerarmos outros movimentos: emprego e imposto local”, explicou Fernando Muniz. Na próxima etapa, de acordo com ele, a Prefeitura irá trabalhar com os empresários na formação e preparação, “apresentando as diferentes modalidades de licitação para que eles possam conhecer melhor as regras do jogo e participar efetivamente. Nós vamos acertar um calendário com a Acita para realizar oficinas de capacitação”, finalizou o secretário.

Superintendente da IPEAD, Renato Mogiz Silva

O Superintendente da IPEAD, Renato Mogiz Silva, fez uma apresentação sobre as ferramentas de referência na formação de preços utilizadas pela fundação. Segundo ele a metodologia garante ao órgão público uma compra consciente e dentro dos preços praticados pelo mercado. A fundação presta serviço para vários órgãos e a empresa que tiver interesse em participar de licitações e ser fornecedora, inclusive da Prefeitura de Itabira, pode efetuar um cadastro no site www.ipead.face.ufmg.br.

“Esta ferramenta foi desenvolvida para pesquisa e comparação de preços de produtos e serviços. O banco de dados é acessado por diversos órgãos públicos para processos licitatórios. A empresa cadastrada no site tem muitos benefícios, é uma ferramenta sem custo e que pode preparar a empresa de vocês para serem fornecedoras”, afirmou Renato Mogiz.

Presidente da Acita, Maria Aparecida Albuquerque Bueno.

Após esta apresentação os agentes envolvidos irão implantar ações para envolver e capacitar as empresas interessadas. “Esperamos que vocês que vieram aqui sejam multiplicadores. Vamos desenvolver mini cursos para capacitação das empresas e vamos acompanhar junto ao órgão público este crescimento, esta é uma grande oportunidade”, finalizou a presidente da Acita, Maria Aparecida Albuquerque Bueno.

ARTIGO ANTERIORARTIGO SEGUINTE

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação

Send this to a friend