Economia, Itabira

METABASE NA LUTA: “Anglo poderá pagar a melhor PLR da história embora continua com a prática injusta de pagar mais para chefia” diz o presidente André Viana.

Na quarta e quinta-feira (10 e 11) o Metabase Itabira esteve em Conceição do Mato Dentro para realizar mais uma assembleia com vistas a negociação da Participação no Lucros e Resultados – PLR dos trabalhadores da empresa Anglo American.

A primeira assembleia para discussão e votação da PLR foi em junho e teve a proposta rejeitada por 653 dos 1099 trabalhadores que compareceram. De acordo com André Viana, presidente do Metabase Itabira, “a rejeição da proposta pelos trabalhadores à época motivou maior discussão e mobilização sobre a proposta”. Ainda de acordo com ele, “em 2019 a Anglo American deverá pagar a maior PLR de sua história e isso não é motivo para comemorar, afinal, a vergonhosa prática de segregar cargos e funções com valores diferentes demonstra o desrespeito da empresa com a base”.

Dias antes à assembleia, os diretores do Metabase promoveram manifestação na portaria da empresa, o que resultou em nova reunião com o sindicato. O resultado foi a proposta de antecipação imediata de um salário. “Essa reivindicação dos trabalhadores e defendida pelo Metabase foi atendida, afinal, a empresa, desonestamente ofereceu o adiantamento em outras bases, excetuando Conceição do Mato Dentro”.

Um outro destaque foi o aumento de comparecimento dos trabalhadores, 1245 contra 1099 da primeira assembleia. Walisson “Docim”, diretor responsável por secretariar as assembleias comemorou: “É gratificante perceber o reconhecimento dos trabalhadores ao nosso trabalho. Em uma manhã tão fria receber a atenção e o respeito destes guerreiros é motivador.” Carlos Estevam “Cacá”, vice-presidente disse “que a luta não vai parar: “Prova disso são os 250 votos contrários à proposta que demonstram o desejo de resistência. Ainda há forte rejeição e insatisfação com algumas ações da empresa e isso será debatido na assembleia do Acordo Coletivo do Trabalho em outubro deste ano e lá a chapa vai ferver”. Concluiu.

Resultado da votação:

SIM: 984 – 79%

NÃO: 250 – 20%

BRANCOS: 10 – 1%

NULOS: 1

O resultado será encaminhado à empresa e montado o acordo para assinaturas. É válido por um ano, quando retornam as negociações. Cerca de 500 pessoas residentes em Itabira trabalham na empresa Anglo American em Conceição do Mato Dentro.

ARTIGO ANTERIORARTIGO SEGUINTE

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação

Send this to a friend