Beleza, Geral

Parte fundamental da make, a base deve ser adequada ao objetivo da mulher

Hoje em Dia

Para muitas mulheres, a maquiagem tem papel de extrema importância no dia a dia, influenciando na autoestima e sendo, inclusive, fator característico de personalidade. E um dos itens indispensáveis em qualquer make é a base. O produto é responsável por uniformizar a pele, disfarçando olheiras e manchas geradas por acne, sol ou condições dermatológicas como o melasma.

O mercado de cosméticos cada vez mais vem ampliando o leque de opções do item que variam, principalmente, conforme intensidade desejada de cobertura e o acabamento pretendido. O tipo de pele, se oleosa, mista ou seca, e os compromissos da agenda também irão influenciar a escolha. 

Por exemplo, para o dia a dia do trabalho, em que pode ser difícil retocar a maquiagem, uma base de cobertura média, porém com a textura mais fina, é a preferência de especialistas. Já para a balada, ideal é uma mais potente – como a cremosa –, que irá cobrir as alterações de tonalidade da pele de forma mais eficiente. Todas as opções passam, claro, pelo tempo de duração esperado.

A escolha da base para a make do dia a dia vai depender da área de atuação profissional da mulher e principalmente do gosto pessoal

Isa Galindo – Treinadora da Dailus Cosméticos

Hidratar

No entanto, a permanência do produto na face depende, primordialmente, de um fator: hidratação. “A preparação da pele vai influenciar no resultado. Indico água micelar, água termal e principalmente o primer, que dará a liga entre a base e a pele”, destaca Bela Carvalhais, professora de maquiagem do curso de Cosmética e Estética das Faculdades Promove.

Quem corrobora com a opinião da maquiadora é a colega Maíra Honorato, docente de automaquiagem na Escola de Moda Denise Aguiar, na Savassi, em BH. Segundo ela, a almejada “pele perfeita” só é possível por meio do cuidado pré-make.

“A preparação do rosto é o principal e o que faz, de fato, a maquiagem durar. Tem produtos que criam uma película para aguentar 10, 15 horas de exposição, mas nada igual à hidratação. Dar limpeza e proteção à pele, independentemente de ser seca ou oleosa. Nesse último caso, entramos com o primer ou sérum, algo que vá tirar o aspecto de oleosidade”, explica.

Isa Galindo, treinadora da marca de cosméticos Dailus, também chama a atenção para o tratamento das cútis oleosas. “Hidratação é água, oleosidade é óleo. Portanto, mesmo a pele oleosa precisa ser hidratada e o mercado possui inúmeros produtos que podem vir com a textura adequada para cada pele: em creme ou gel”, afirma.

A base ideal para quem não consegue retocar é uma de cobertura média e com acabamento matte, que é mais sequinha e sem brilho

Bela Carvalhais – Professora de Maquiagem das Faculdades Promove

Rotina de tratamento

Higienização

A limpeza diária da pele é essencial para a saúde da face e, de quebra, fará a maquiagem durar mais. No mercado de cosméticos, há inúmeras opções de sabonetes (em mousse, líquido, barra, gel, etc), sendo um adequado para cada tipo de cútis. “Esse item vai retirar as impurezas da pele e os resíduos. Pode conter princípios ativos específicos de tratamento, como prevenção de acne ou controle de oleosidade”, aponta a treinadora da Dailus Cosméticos, Isa Galindo.

Tonificação

Após a limpeza, o passo seguinte é aplicar o tônico que, além de complementar a higienização, retirando impurezas insistentes, prepara a pele e trata. “Muitas pessoas pulam essa etapa tão importante. Na maioria dos produtos, tem alguma coisinha especial para ser usada de acordo com o tipo de pele: redução de oleosidade, hidratação ou revitalização”, lembra a especialista.

Hidratação

Mesmo as peles oleosas necessitam de hidratação, apesar da confusão feita pela maioria. Muitos pensam que hidratar irá aumentar a oleosidade. “É importante você atentar à textura que mais se adapta à sua pele. O mercado tem várias opções disponíveis”, destaca Isa Galindo. 

Ainda em tempo, proteger a pele dos raios ultravioletas é essencial para a saúde e prevenção de possíveis doenças e envelhecimento precoce. “Qual passo é o mais importante? Todos! Para ter uma pele bonita e saudável, todos esses são passos básicos”, coloca a profissional.

ARTIGO ANTERIORARTIGO SEGUINTE

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação

Send this to a friend