Meio Ambiente, Minas Gerais

Moradores de Barão de Cocais teriam menos de uma hora para sair em caso de rompimento de barragem

A estrutura Sul Superior, da Mina de Gongo Soco, da Vale, está no nível 3 de emergência e corre risco iminente de colapso. Lama chegaria em uma hora na zona secundária onde estão três mil casas.

Globo Minas

Moradores de três mil casas de Barão de Cocais, na Região Central de Minas Gerais, teriam menos de uma hora para sair em caso de rompimento da Barragem Sul Superior, da mina de Gongo Soco, segundo a Defesa Civil. A estrutura, que está no nível 3 de emergência, pode entrar em colapso a qualquer momento.

Integrantes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Prefeitura de Barão de Cocais e da Vale discutem neste sábado como será feito o treinamento destas pessoas. Elas reclamam que a medida veio tarde demais.

“Esperou a barragem subir de nível 2 para nível 3 para disponibilizar esse treinamento, o que nós estamos reivindicando a muito tempo. Isso é realmente um absurdo com todos os moradores”, disse o funcionário público Maxwell Andrade, que vive em Barão de Cocais.

Cerca de 450 moradores que viviam na área de autossalvamento estão fora de suas casas desde o dia 8 de fevereiro quando as sirenes de alerta soaram pela primeira vez. Agora, com o alerta de rompimento, a Defesa Civil corre contra o tempo para preparar outros moradores que podem ser atingidos em caso de colapso da estrutura.

“A preocupação agora é a zona secundária onde que essa lama demora aproximadamente uma hora para chegar. Nós temos esse curto espaço de tempo para retirar essas pessoas”, disse o coordenador adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, tenente-coronel Flávio Godinho.

Sobre a realização de um treinamento após a mudança do nível da barragem, Godinho disse que isso deve ser revisto. “Isso é um fato que a gente tem que ver se realmente isso aconteceu. Adotar algumas posturas que tem que ser feitas com a empresa, mas o mais importante é daqui pra frente fazer um treinamento”.

Barragem Sul Superior em Barão de Cocais — Foto: Arte/G1

Barragem Sul Superior em Barão de Cocais — Foto: Arte/G1

 

 

ARTIGO ANTERIORARTIGO SEGUINTE

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação

Send this to a friend