Itabira, Política

CMI – Seis projetos devem ser votados nesta terça-feira pelos vereadores

Vale não vai enviar representantes para a reunião.

O plenário da Câmara vai contar com seis Projetos para votação na reunião ordinária desta terça-feira (12/02). Em primeiro turno entram o PL 01/2019, que “Institui o ano de 2020 como ‘Ano Municipal do Centenário de Margarida Silva Costa’”, de autoria do vereador Adélio Martins da Costa – Decão (MDB); o PL 02/2019, que “Institui a Semana Municipal de Enfermagem”, de autoria do Agnaldo Vieira Gomes ‘Enfermeiro’ (PRTB); o PL 04/2019 que “Institui no Município de Itabira, o evento Janeiro Branco, dedicado à realização de campanha e de suas ações educativas para a promoção e a difusão da saúde mental”, de autoria do vereador Ronaldo Meireles de Sena ‘Capoeira’ (PV); o PL 06/2019, que “Institui no Município, os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista e dá outras providências”, também de Ronaldo Capoeira; o PL 07/2019, que “Dispõe sobre a correção de Códigos de Subfunções nos anexos da Lei Municipal n. 5.090 de 2018, que ‘Estima a receita e fixa a despesa do Município de Itabira para o exercício de 2019’”, de autoria do Prefeito Ronaldo Magalhães (PTB); e o PR 01/2019 que “Aprova os Relatórios Contábeis da Câmara Municipal de Itabira, referentes ao mês de novembro de 2018”, de autoria da Mesa Diretora. Os projetos foram liberados na semana passada pela Comissão Especial Temporária que é composta pelos vereadores Allaim Gomes (PDT) – presidente, Leandro Pascoal (PRB) – relator e Weverton Júlio ‘Nenzinho’ (PMN) – vogal.

Presença da Vale

A expectativa da reunião desta terça-feira era com a presença de representantes da Vale. Na semana passada, requerimentos do vereador André Viana (PODE) foram aprovados convidando o Diretor de Ferrosos Sudeste da Vale, Silmar Magalhães e o Gerente de Operações das Minas de Itabira, Rodrigo Chaves a prestar esclarecimentos em plenário. O Gerente Rodrigo Chaves informou nesta segunda-feira (11/02) que está impossibilitado de comparecer à reunião ordinária por causa do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) acionado no município de Barão de Cocais. Em oficio enviado ao Presidente da Câmara vereador Heraldo Noronha (PTB), Rodrigo Chaves destaca que “todas as barragens de Itabira estão em absoluta normalidade e que a Vale segue acompanhando cada uma delas”.

No documento, Rodrigo Chaves ressalta que ‘foi criado um grupo de trabalho que vai apresentar nos próximos dias um plano para elevar o padrão de segurança para além daqueles praticados como referência mundial’. O gerente confirma presença na reunião ordinária do dia 19 de fevereiro. O presidente Heraldo Noronha disse que vai continuar cobrando explicações. “Continuaremos cobrando da Vale mais informações relacionadas à segurança das barragens de Itabira. Tanto eu como presidente da Câmara, junto com todos os vereadores, mantemos contato diariamente com a Vale, exigindo esclarecimentos e reivindicando os planos de emergência para Itabira”, finalizou. 

ARTIGO ANTERIORARTIGO SEGUINTE

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação

Send this to a friend