TRAMITA NA CÂMARA – Proposta exige publicação de lista de espera das creches de Itabira

 104 Visualizações

O cenário de filas para entrar nas creches de Itabira está longe de ter um fim. São cerca de 350 crianças aguardando uma vaga nas creches e as obras de construção de pelo menos três Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei) no município, pararam na burocracia e falta de recursos. As unidades tem recursos do Governo Federal, e atenderiam, cada uma, cerca de 120 crianças de 0 a 5 anos. A construção mais avançada, mas que está parada há mais de um ano, fica no bairro Gabiroba. Outros três projetos previam a construção de unidades (Cemei’s), nos bairro Boa Esperança, Santa Marta e Fênix.

Enquanto isso centenas de famílias que dependem das creches para deixarem seus filhos, aguardam numa lista de espera interminável, a mais procura do que vagas, umas das poucas oportunidades ofertadas anualmente pela Secretaria Municipal de Educação. 

Com tanta demanda por vagas e poucas informações sobre a lista de espera, tramita na Câmara Municipal um Projeto de Lei, que determina publicação eletrônica e impressa da lista de espera para vagas nas creches do município. A proposta é do vereador Carlos Henrique Silva Filho (Podemos). O Projeto ainda espera parecer das Comissões Permanentes da Casa para ser votado. 

O Projeto propõe que as informações a serem divulgadas sejam organizadas por unidades contendo o número de inscrição, nome, data de nascimento, data de solicitação da vaga e a unidade pretendida. A lista, que deverá ser atualizada mensalmente,  será divulgada no site (internet), da Prefeitura de Itabira, com acesso facilitado e destacado na página inicial, e ainda ser afixada na porta de entrada de todas as creches do município. 

Caso seja aprovada pelos vereadores e sancionada pelo Prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB), a Lei começará a vigorar em um prazo de trinta dias, após a sanção. 

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.