Bombeiros realizam um treinamento de travessia em corda no alto de prédios na avenida Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte, nesta quarta-feira (17). A situação inusitada chama (CSalt) atenção de populares que transitam pela Praça Sete nesta manhã.
De acordo com os militares, a ação faz parte do curso de salvamento em altura da Academia de Bombeiros Militar (ABM). Ao todo, um total de 8 instrutores e 28 alunos participam da preparação.
Os militares fazem o treinamento prátixo em altura aproximada de 90 metros – equivalente a 26 andares, com distância de 60 metros entre as edificações.
O sargento dos Bombeiros, Ronaldo Rodrigues, explica que os militares foram pré-selecionados para participar do treinamento desta manhã. Ele brinca ainda que o frio na barriga é inevitável, mas é possível controlá-o.
“É treinamento de especialização da tropa. Alguns militares são pré selecionados e vem aprimorar a tecnica de salvamento em altura. O treinamento tem um ciclo e esse ano fomos contemplados com o treinamento em altura, mas todo o Corpo de Bombeiros passam pelo treinamento períodico. Dá um friozinho na barriga, mas a gente consegue controlar”, brinca.
Vídeo divulgado pela corporação mostra um bombeiro a dezenas de metros de altura, atravessando uma corda entre o topo de dois prédios.
*Por Portal Hoje em Dia