PREVENÇÃO: Segunda etapa de vacinação contra gripe começa hoje    

 338 Visualizações

Esta etapa vai até o dia 3 de junho em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Municipal, que também estão aplicando a vacina de sarampo em crianças menores de 5 anos e trabalhadores da saúde.

A segunda etapa da campanha de vacinação da influenza teve início nesta segunda-feira (02/05), com novos grupos indicados pelo Ministério da Saúde para a imunização. A campanha se estende até o dia 3 de junho juntamente com a vacinação contra o sarampo para crianças com idade de 6 meses a 5 anos incompletos e profissionais da saúde, que ainda não foram vacinados. 

Neste momento poderão se vacinar contra a gripe gestantes; puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; Forças Armadas; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas. As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que atendem ao Programa de Saúde da Família (PSF) e também na Policlínica Municipal.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que será necessário apresentar comprovante no ato da vacinação para os profissionais que se enquadram no grupo prioritário. A confirmação será mediante documentação de vínculo com a empresa, podendo ser carteira de trabalho, contracheque ou contrato.

Já o público de deficientes permanentes e outras comorbidades deverá apresentar relatório médico que comprove a indicação para a imunização. As puérperas deverão portar o cartão da gestante.

Idosos a partir de 60 anos, trabalhadores da saúde e crianças menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) que ainda não foram vacinados contra a gripe, poderão se imunizar nesta etapa da campanha.

Mesmo com a flexibilização do uso de máscara no Município, ainda é obrigatório a utilização do acessório nos PSF. Também é necessário apresentar documento com foto, cartão SUS, CPF e cartão de vacina para a imunização. Para agendamento e mais informações o cidadão deverá procurar as unidades de saúde.

Em tempo

A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Ela é provocada pelo vírus da influenza e tem grande potencial de transmissão. O vírus se propaga facilmente, levando a casos leves, mas, também a casos graves, que aumentam as taxas de hospitalização e provocam a morte de pessoas mais vulneráveis à doença. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e proteger as pessoas com maior risco de desenvolver complicações. A vacina é segura, evita casos graves e óbitos por gripe.

O sarampo é uma doença viral aguda altamente transmissível que pode apresentar complicações, principalmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Para evitar surtos da doença, a campanha de vacinação em 2022 será focada em crianças menores de 5 anos e trabalhadores da saúde.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.