Banco de Alimentos recebe câmara refrigerada para desenvolver novos projetos

 314 Visualizações

A Prefeitura Municipal de Itabira, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SMAA), investe na estrutura do Banco de Alimentos para ampliar a atuação e abrigar novos projetos. O equipamento público recebeu, no mês passado, uma câmara refrigerada para acondicionamento e conservação de alimentos. O investimento foi de cerca de R$40 mil. A câmara servirá para armazenar alimentos procedentes de uma rede de captação e doação de alimentos que será fomentada pelo município.

A instalação da câmara fria possibilitará melhor recebimento, armazenamento e conservação de alimentos, já que a maior parte dos alimentos que passa pelo Banco é perecível, como frutas, legumes e vegetais. Com a refrigeração dos alimentos, a captação poderá ser aumentada, já que estarão devidamente armazenados durante o processo de triagem e processamento.

A viabilização da instalação da câmara só foi possível devido à parceria da SMAA com a Secretaria de Obras, Transportes e Transito (SMOTT), responsável pela adequação estrutural do espaço e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, inovação e Turismo (SMDECTIT), encarregada de repassar os recursos financeiros para a contratação da empresa fornecedora do equipamento.

Na atualidade, os programas desenvolvidos pelo Banco de Alimentos são destinados às famílias atendidas pelas entidades socioassistenciais do Município. A câmara também irá armazenar alimentos in natura, vindos da produção rural, por meio de programas de compra institucional de alimentos, como Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

De acordo com a nutricionista responsável técnica pelo Banco de Alimentos e membro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Consea), Olinda Santos, a instalação da câmara vai possibilitar que os alimentos permaneçam refrigerados adequadamente até que sejam destinados aos beneficiários. “A conservação refrigerada reduz a velocidade de maturação e consequente depreciação do alimento, fazendo que este chegue em melhor estado para seu consumidor final, ou seja, os alunos da rede pública escolar de Itabira”, disse.

Ainda segundo a nutricionista, “esse é um importante passo para consolidação das ações de abastecimento e segurança alimentar em Itabira”.

Banco de alimentos

O Banco de Alimentos é um equipamento público da SMAA destinado à promoção e abastecimento de alimentos, por meio de captação de perdas e destinação de alimentos à doação, apoio às compras institucionais e demais atividadades de fomento à produção agrícola e segurança alimentar e nutricional no Município.

São três os objetivos fundamentais para o funcionamento do Banco de Alimentos:

– combate às perdas e desperdícios de alimentos, com a reintrodução desses alimentos na cadeia de abastecimento;

– garantia da segurança alimentar e nutricional, contribuindo para o direito humano à alimentação adequada e saudável da população beneficiária;

– realização da educação alimentar e nutricional, com vistas a qualificar a agenda de promoção da alimentação adequada e saudável.

 

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.