Parceria entre HNSD e Unifei começa a dar resultados

 842 Visualizações

Um projeto firmado entre a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), com a intenção de gerar soluções tecnológicas e que também aumentem a autossuficiência financeira da instituição, começou a gerar bons resultados. Na quarta-feira (15/12), alunos da universidade e colaboradores da instituição se reuniram para apresentar os projetos desenvolvidos ao longo dos últimos meses.

A parceria é dividida em duas frentes de trabalho, uma que envolve os alunos da Unifei e outra com colaboradores do HNSD. Ambas são coordenadas pela professora de Gestão da Inovação e Empreendedorismo da universidade, Lilian Barros Pereira Campos e também pela direção do hospital.

Nas duas reuniões, os alunos e os funcionários apresentaram projetos que estão sendo criados para solucionar os desafios do hospital. Dentre eles, foram exibiram projetos para facilitar parcerias entre instituições e planos de saúdes para disponibilizar exames laboratoriais com um preço mais acessível; controle de estoque de insumos para realização da hemodiálise; melhoria dos processos e experiência dos pacientes; conectar profissionais da área de terapia ocupacional com pacientes por meio de uma plataforma on-line; dentre outros.

O consultor do HNSD, Eugênio Muller, que acompanha de perto os projetos que estão sendo desenvolvidos pelos alunos e colaboradores, reconheceu o resultado alcançado. “Todo esse trabalho visa aproximar o conhecimento gerado na Unifei com a aplicação prática no HNSD, gerando ganhos para os alunos, que usam a teoria na prática e desenvolvem inovação; para professores da Unifei, que podem ensinar em cima de problemas reais; e para o hospital, que encontra soluções por meio da inovação aberta”, analisou.

A ação do Núcleo de Inovação H4.0, programa implementado pelo HNSD para debater e executar projetos de eficiência tecnológica a médio e longo prazo, é inédita e marca, de forma prática, a integração entre a universidade e uma instituição hospitalar. O diretor executivo do HNSD, Alexandre Coelho, também é um dos participantes assíduos do projeto.

Segundo ele, “todo o movimento já realizado representa um alto índice de sucesso, especialmente porque, mesmo que os projetos elaborados não virem empresas de prestação de serviços na área da saúde, eles possuem potencial de serem trabalhados como processo de melhoria no HNSD”.

O provedor Márcio Antônio Labruna também chama a atenção para os benefícios da parceria entre HNSD e alunos da Unifei, já que os projetos debatidos são uma maneira de trabalhar a prática do conhecimento em cima de realidades do mercado, ou seja, com desafios reais. “A Unifei só vai conseguir cumprir seu importante papel na diversificação econômica de Itabira quando for possível reter talentos no território. Esta parceria com o HNSD consegue ir de encontro a este objetivo”, destacou.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.