QUALIDADE E ECONOMIA – Prefeitura de Itabira inicia troca de iluminação pública por lâmpadas de LEDS

Avenida Carlos Drummond de Andrade, Centro, é uma das primeiras a terem suas lâmpadas substituídas – Foto: divulgação/whatsap

A troca de lâmpadas em ruas, avenidas e praças de Itabira por iluminação de LED – Light Emiting Diode – começou neste sábado (29) na cidade. O Município investirá cerca de R$ 28 milhões que serão pagos em cinco anos.

De acordo com Ronaldo Loot, secretário de obras, serão trocadas 14 mil lâmpadas e a modernização da iluminação pública de Itabira será em um sistema no qual a empresa ganhadora do edital irá receber pela economia gerada pela redução do consumo.

Hoje são gastos cerca de R$ 400 mil reais por mês com a iluminação pública da cidade, quase toda ela em vapor de mercúrio e de sódio. Com a troca a expectativa é que a redução chegue a 50%.

As lâmpadas de vapor de mercúrio, serão todas substituídas pelo LED (Dir) – Foto: divulgação/whatsap

As lâmpadas de LED podem oferecer até 200% mais luminosidade e gastar até 42,70% menos de energia elétrica.

O projeto influencia diretamente também na Segurança Pública, de acordo com os estudos uma cidade bem iluminada tem redução substancial nos índices de criminalidade.

O foco desse projeto, de acordo com o prefeito Ronaldo Magalhães, é a segurança pública. “A questão da iluminação, segundo a Polícia Militar, é um fator importante para aumentar a segurança das pessoas nas ruas. Por isso, fizemos estudos até chegarmos neste modelo que vamos implantar agora”, explicou o prefeito.

A empresa, terá quatro meses para concluir a troca das lâmpadas e receberá o pagamento em cerca de 5 anos. Ao todo cinco equipes estarão trabalhando na execução dos serviços que segundo o secretário podem durar cerca de quatro meses.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.