Itabira, Política

Projeto que institui a semana Municipal de prevenção contra a corrupção é aprovado pela Câmara

Na Reunião Ordinária desta terça-feira (25/06), foram discutidas e votadas quatro matérias.

Em primeiro turno, de autoria do Prefeito Ronaldo Magalhães (PTB), o PL 72/2019 que institui a temática do empreendedorismo na rede municipal de ensino, com foco na promoção da Cultura Empreendedora, foi aprovado por unanimidade pelos vereadores.

Com 10 votos contrários, o Projeto de Resolução N° 13/2019, apresentado pelo Vereador Reinaldo Lacerda (PHS), alterando o dia e o horário das reuniões de comissões, não foi aprovado. O autor justificou que a propositura visava oportunizar maior participação da população nas reuniões.

Além disso, foi discutido e aprovado pela maioria, o Projeto de Resolução N° 17/2019, de autoria do Presidente Heraldo Noronha (PTB), aprovando os Relatórios Contábeis da Câmara Municipal de Itabira do mês de março de 2019.

Por fim, o Projeto de Resolução N° 18/2019, aprovando os Relatórios Contábeis da Câmara Municipal de Itabira, referentes ao mês de abril de 2019, foi retirado para vista pelo Vereador André Viana (Podemos).

Segunda Discussão e Votação

Todos os vereadores aprovaram, em segundo turno, o PL 63/2019, de autoria do Vereador Reinaldo Lacerda (PHS) instituindo a semana Municipal de prevenção e conscientização contra a corrupção, e também o PL 71/2019, de autoria do Vereador Adélio Martins da Costa (MDB), declarando de Utilidade Pública a “Associação Comunitária do Bairro Bálsamo”.

(a esq) Vereador Reinaldo Lacerda (PHS)

Também em segunda discussão e votação, foram aprovados, pela maior parte dos vereadores presentes, os projetos do Vereador Reginaldo das Mercês Santos (PTB), o PL 67/2019 instituindo a “Semana de Conscientização Se é legível é legal!”, e o PL 68/2019 que “institui o Dia Municipal do Radialista”.

Visita Orientada

Nesta semana, aconteceu mais um Projeto de Visita Orientada da Escola do Legislativo Professor Paulo Neves, desta vez, para os alunos da Escola José Ricardo Martins Fonseca.

A visita permitiu que os alunos esclarecessem suas dúvidas através de um bate-papo com os vereadores, vivenciando a participação no parlamento.

Requerimentos

O Plenário aprovou diversos requerimentos na reunião desta terça-feira (25/06).

O Vereador Adélio Martins da Costa (MDB), solicitou “Moção de Pesar” à família de Raimundo de Souza Neto.

Já, o Vereador Allaim Anderson Figueiredo Gomes (PDT), propôs “Moção de Aplauso” para os atletas de ginástica de trampolim da equipe de Itabira, Wemerson Xavier Glicério, Querolay Alves Figueiredo e Gabriel José Almeida e Silva, e também para o treinador Márcio Rosa Guerra.  

A “Moção de Aplauso” também foi requerida pelo Vereador Reinaldo Lacerda (PHS), para agraciar respectivamente, o atacante Itabirano Igor Bágio dos Santos, a banda de Baile “Sonara Hits” e a professora Kátia Solange Fonseca do Rosário Vilela.

Uso da Tribuna

O Vereador Ronaldo Meireles de Sena “Ronaldo Capoeira” (PV) utilizou a Tribuna para homenagear, o Senhor Cléverson Lage (mineirinho do futebol capixaba) pela conquista do título como treinador profissional da série B do campeonato Capixaba 2019.

Já, o Vereador Weverton Andrade Vetão (PSB) fez o uso da Tribuna, para solicitar o posicionamento do judiciário em relação aos Vigilantes da Itaurb e informar que irá requerer Moção de Repúdio contra a demissão de 160 trabalhadores.

ARTIGO ANTERIORARTIGO SEGUINTE

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação

Send this to a friend