Itabira, Política, Saúde

Secretária de Saúde de Itabira assume cadeira no Cosems/MG

Rosana Linhares assume importante função em diretoria estadual da Cosems. É a primeira vez que o cargo é atribuído a um secretário municipal de Itabira.

Na noite de terça-feira (21/05), a secretária municipal de Saúde Rosana Linhares Assis Figueiredo assumiu o cargo de representante do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems/MG) junto à Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Minas Gerais (CIB-SUS/MG). O cargo integra a Diretoria Executiva do Cosems/MG. Esta é a primeira vez que a função é atribuída a um secretário itabirano.

(Dir para Esq) Sec. Municipal de Saúde Rosana Linhares, a Vice-prefeita Dalma Barcelos, o secretário de Saúde do Estado, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva; o secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado Pinto; e o secretário de Saúde do município de Taiobeiras e presidente reeleito do Cosems/MG, Eduardo Luiz da Silva

A cerimônia de posse da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da entidade para o biênio 2019/2021 aconteceu no Bristol Merit Hotel, em Belo Horizonte. A vice-prefeita Dalma Helena Barcelos da Silva também esteve presente na solenidade. De acordo com informações do Cosems, aproximadamente 200 convidados participaram do evento. Importantes nomes da área da saúde em Minas Gerais compareceram, entre eles: o secretário de Saúde do Estado, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva; o secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado Pinto; e o secretário de Saúde do município de Taiobeiras e presidente reeleito do Cosems/MG, Eduardo Luiz da Silva.

Para Rosana Linhares, fazer parte da nova diretoria do Cosems/MG é muito importante para Itabira e região. Segundo a secretária, esta é uma forma de contribuir, ainda mais, com a saúde em todas as esferas. Ela ainda agradeceu a todos que colaboraram e a apoiam nessa nova empreitada.

“O dia 21 de maio significou uma nova marca em minha vida profissional, assumi uma nova missão. Em 2017, após assumir a gestão da SMS, fui eleita presidente do Cosems Regional, representando os 29 municípios que compõem a região de saúde, e agora em 2019, fui convidada a compor a diretoria do Cosems, representando 853 municípios do Estado. Agradeço ao presidente do Cosems, Eduardo e ao vice-presidente Hermógenes pela confiança, assim como agradeço ao prefeito Ronaldo Magalhães pelo apoio irrestrito para representar Itabira neste conselho e contribuir com o bem coletivo além de nossa fronteira”, disse.

Sobre o Cosems/MG

Fundado em 1991, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems/MG) é uma entidade colegiada, sem fins lucrativos, com autonomia financeira e patrimonial. O objetivo da instituição é ser o elo entre os secretários municipais de Saúde e as esferas estadual e federal, além de viabilizar cursos de atualização em saúde.

A entidade é constituída por esferas deliberativas e executoras como a Diretoria Executiva, o Conselho Fiscal, o Conselho de Representantes Regionais e a Assembleia Geral. O Cosems incorpora ainda os Cosems Regionais, que agrupam as 28 regionais de saúde do Estado.

O Cosems tem por finalidades: lutar pela autonomia dos municípios; congregar os gestores dos serviços municipais de saúde, funcionando como órgão permanente de intercâmbio de experiências e informações de seus membros; participar das políticas de saúde à nível estadual; atuar de todas as formas para que a saúde das populações dos municípios mineiros seja a melhor possível.

ARTIGO ANTERIORARTIGO SEGUINTE

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação

Send this to a friend