quinta-feira, 24 setembro, 2020

Sem medo: #desafio do Instagram traz reflexões sobre os últimos 10 anos

Maior vitrine social da atualidade, livro aberto da rotina de 1 bilhão de usuários, o Instagram, nos últimos dias, promoveu um desafio diferente. Fechar os olhos para a vida do outro e olhar para dentro de si. Batizada de #10YearsChallenge ou Desafio dos Dez Anos, a brincadeira promoveu uma retrospectiva da última década. Resultado: em três dias, mais de 6 milhões de posts que incluíram, prioritariamente, fotos de antes e depois, e muitas reflexões sobre o tempo passado.

A jornalista Fernanda Viterbo, de 32 anos, foi ponto fora da curva ao publicar somente um vídeo atual. “Cheguei a procurar fotos de 2009, mas me veio um insight de que as maiores mudanças não foram físicas. É claro que muita coisa muda, uma ruguinha aqui, uns quilinhos a mais, o cabelo que já não é o mesmo. Mas o que mais me tocou foi ver como pareço outra pessoa e não exatamente por todas essas mudanças”, justifica.

Mais madura, aproveitou a oportunidade para recapitular fracassos e conquistas acumulados ao longo de uma década e confirmar a mudança de percepção sobre a própria vida. “A reflexão mais legal foi perceber a impermanência da vida e a necessidade que tenho, agora, de viver todos os dias na presença. Não quero mais o que planejei dez anos atrás, mas viver cada momento que a vida me oferece, todos os dias”.

Desafio dos 10 anos no Instagram

TRANSFORMAÇÃO – Fernanda evitou antes e depois: “o que mais me tocou foi olhar para aquela foto e ver como pareço outra pessoa, não só pelas mudanças físicas” 

Imersão

Na avaliação da psicóloga Daniela Salum, o desafio reforçou a importância de desviarmos o foco da comparação com o outro. Segundo ela, a brincadeira, espécie de “modo pare”, promoveu uma reflexão mais atenta e cuidadosa sobre o que aconteceu com a gente mesmo. “As pessoas estão tão no modo automático, tão aceleradas, que não param para viver as próprias conquistas. Olhar esse tempo vivido proporciona gratidão e imersão na própria vida. É um pouco de ‘onde estou?’”, resume. 

Cecília Barbi, de 32 anos, também aproveitou a oportunidade para assimilar o próprio crescimento. Para ela, 2009 foi divisor de águas, a partir de quando perdeu peso, conquistou maturidade e independência, mas, principalmente, ganhou autoestima e autoaceitação. “Aquela foto traduz minha pior versão, totalmente inflamada, cheia de pensamentos ruins, imatura e sem metas. Hoje, me acho fantástica, me amo e tenho orgulho de dizer que sou minha melhor companhia”. 

Desafio dos 10 anos no Instagram

DIVISOR DE ÁGUAS – Cecília aproveitou o desafio para refletir sobre o caminho percorrido: “aquela era minha pior versão. Hoje, me amo e me acho fantástica”

Coach especialista em desenvolvimento pessoal de mulheres, Raquel Furtado também entrou na brincadeira. Reforça que o mais importante é manter um olhar carinhoso sobre nós mesmos. “A discussão é sobre como nos beneficiar do que vem com o tempo, da leveza, da maturidade e sabedoria, sem entrar na neura de ter um corpo, uma imagem de uma década atrás. A reflexão deve ser carinhosa. É ter um olhar mais curioso, de cientista, do que de juiz”. 

Muitos famosos e empresas aderiram à corrente. A cantora Anitta, por exemplo, se furtou de publicar fotos de si mesma, justificando que, em função das muitas plásticas a que se submeteu, não se reconhece mais nas imagens antigas. A apresentadora Fátima Bernardes, que mudou de segmento na TV e terminou o casamento de 26 anos com William Bonner, resumiu a retrospectiva: “Quantas mudanças…”. 

Desafio dos 10 anos no Instagram

EVOLUÇÃO – Retrospecto da coach especialista em desenvolvimento pessoal de mulheres foi totalmente positivo: “tenho muito mais energia física e emocional hoje do que dez anos atrás”

 

Veja algumas marcas e famosos que aderiram ao movimento iniciado na última quarta-feira (16):

 

Desafio dos 10 anos instagram

Da direita para a esquerda, e de cima para baixo:Fátima Bernardes, Gugu Liberato, Ana Hickmann, Caitlyn Jenner,  Diego Hypólito e Eliana

Desafio dos 10 anos Instagram

Da esquerda para a direita e de cima para baixo: Michel Teló, Sabrina Sato, Whindersson Nunes, Vilola Davis, Maisa e Fernanda Vasconcellos

Postagens Relacionadas

Próxima postagem
Inscreva-se
Notificação
guest
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.