Itabira, Saúde

Poliomielite – 83,17% das crianças de Itabira foram vacinadas em 2017

Diferente do que tem ocorrido com grande parte dos municípios brasileiros, Itabira vacinou 83,17% das crianças menores de um ano contra a poliomielite em 2017. Os dados estão registrados no Sistema de Informação da Secretaria Municipal de Saúde Vivver.

Conforme o registrado, em 2017, receberam a terceira dose da vacina poliomielite 1.191 crianças. Considerando que este dado ainda está subnotificado por não englobar as crianças da rede privada que não têm cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS) ou crianças que foram vacinadas fora de Itabira, o percentual atingido pode aumentar. Apesar disso, a Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) busca os 100% de imunização.

Tendo em vista a preocupação atual de retorno da doença no Brasil, a SMS já está preparando uma intensa campanha para reforçar a importância da imunização contra a Poliomielite e o Sarampo. Este ano, a campanha nacional ocorrerá entre os dias 6 e 24 de agosto.

Conflito de dados

Mesmo com o bom resultado apurado em Itabira, no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), do Governo Federal, a cobertura vacinal está abaixo do real. O problema ocorreu em decorrência de conflito na exportação dos dados do sistema próprio da Secretaria Municipal de Saúde para o SIPNI.

Este conflito foi detectado no início da atual administração, em 2017. Para solucionar o problema, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais e a Secretaria Municipal decidiram zerar a base de dados do Governo Federal, o que ocorreu em 21 de junho de 2018. Depois de efetivado, iniciou-se o complexo processo de correção da sistemática para futura retransmissão dos dados.

Por causa dos conflitos, ocorridos principalmente no momento da exportação dos dados, informações do lançamento de vacinas estão desatualizadas na base de dados do Governo Federal desde o ano de 2015. O problema está sendo resolvido e a SES-MG tem ciência e acompanha a situação.

Em tempo

Em abril deste ano, a Prefeitura anunciou redução histórica do índice de mortalidade infantil em Itabira. No ano passado, a taxa caiu 48,34% em comparação com os dados de 2016, ou seja, diminuiu de 13,51 mortes a cada mil nascidos vivos em 2016, para 6,98 em 2017.

Na campanha de vacinação contra a Influenza – vírus da gripe – deste ano, a Prefeitura atingiu 95,11% do público-alvo, assim como na campanha de imunização contra a febre amarela, em que o percentual de pessoas vacinadas registrou 91,7%.

ARTIGO ANTERIORARTIGO SEGUINTE

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Notificação

Send this to a friend