terça-feira, 2 março, 2021

 45 Visualizações

Mais de 3,4 milhões de mineiros ainda não quitaram o licenciamento de automóveis de 2018. Só na capital, Belo Horizonte, meio milhão de pessoas estão em débito. A partir de hoje, domingo (30), o pagamento da taxa começa a ser exigido para veículos com placas de final 1, 2, 3, 4 e 5. O motorista flagrado em situação irregular é punido por infração gravíssima, com sete pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 293,47. O automóvel ainda é recolhido.

Os demais carros, com placas terminadas em 0, 6, 7, 8 e 9, passam a ser fiscalizados a partir de 1º de agosto, data-limite para estar em dia com o documento. A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) já arrecadou R$ 560 milhões com o imposto.

Até agora, 66,5% da frota em Minas com placa de 1 a 5 já foi licenciada. O número representa 3,1 milhões dos carros, motos e caminhões aptos ao documento. Outros 1,5 milhão ainda precisam quitar os débitos para estarem regularizados.

Dentre as principais pendências para garantir o licenciamento estão a não quitação da taxa, do seguro obrigatório (Dpvat), de multas e do IPVA dos veículos, conforme o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran). O motorista pode conferir se o automóvel está regular ou se há ainda algum problema para a regularização no site detran.mg.gov.br.

Blitz

Dezoito operações policiais são realizadas, diariamente, só em Belo Horizonte. A média foi informada pelo Batalhão de Trânsito da PM. “O licenciamento é um item a mais que será verificado pelos militares. Carros, caminhões e motocicletas com final de placa 1 a 5 precisam estar com os documentos em dia para não sofrerem as sanções”, afirma o assessor da corporação, tenente Marco Antônio Said.

Se a pessoa quitou a taxa, mas, por algum motivo, ainda não recebeu o documento em casa, o oficial garante que não haverá aplicação de multa. “Verificaremos no sistema eletrônico se o motorista está com o pagamento regular e ele será liberado”, diz.

A orientação da SEF para os condutores nessa situação e também para quem deixou para saldar o débito de última hora, é procurar um posto do Detran no município para verificar o que ocorreu e retirar o licenciamento.

Como pagar

A guia para o pagamento da taxa deve ser emitida na página fazenda.mg.gov.br, nas repartições da secretaria ou nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). A quitação deve ser feita nos caixas eletrônicos ou guichês dos bancos do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander, Sicoob, Mercantil do Brasil e casas lotéricas, apresentando o número do Registro Nacional de Veículo (Renavam).

Postagens Relacionadas

Próxima postagem
Inscreva-se
Notificação
guest
0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.