Rotativo digital começa a valer na próxima terça-feira em BH

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 137 Visualizações

O rotativo digital, regulamentado essa semana, começa a funcionar em Belo Horizonte já na próxima terça-feira (26), conforme decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) neste sábado (23). Pelo celular, os motoristas terão acesso a um aplicativo, disponível para os sistemas Android e iOS, que funcionará de forma pré-paga. 

O usuário poderá escolher se vai comprar os créditos com cartão ou boleto bancário, e se irá adquirir o equivalente a uma folha ou um grupo de créditos. O sistema que permite estacionar em vagas da capital terão o preço mantido no valor praticado atualmente, que é de R$ 4,40.

Em um primeiro momento, no entanto, a BHTrans garante que os talões impressos continuam valendo. Além do app, o usuário poderá adquirir o crédito eletrônico através de um portal específico na internet ou em postos fixos de venda credenciados, que serão divulgados no site da empresa na internet. 

A capital mineira tem mais de 100 mil vagas rotativas, regulamentadas em quase 900 quarteirões da cidade. O horário de funcionamento desse tipo de estacionamento é de 8h às 18h, em dias úteis, e de 8h às 13h aos sábados.

De acordo com a norma da BHTrans, uma vaga não pode ser utilizada pelo mesmo veículo de forma consecutiva, mas o crédito eletrônico e o bônus deverão ser utilizados, obrigatoriamente, pelo mesmo carro.

Conforme a regulamentação, para cada crédito adquirido pelo usuário será gerado 1 bônus de gratuidade de até 30 minutos. A utilização da permissão normal, assim como o tempo extra, podem ocorrer na mesma data ou em dias e momentos diferentes. 

Uso

Após fazer o download do aplicativo no celular, o usuário cadastra a placa do carro. Quando for estacionar o veículo e realizar o login no sistema, o software identifica, por meio do GPS, o horário e local exatos, programando automaticamente o tempo de permanência conforme o permitido na via. Está prevista, ainda, a configuração de alertas para avisar que o período autorizado de estacionamento está terminando.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *