Itabira, Política

Vereadores aprovam projeto que permite intensificar manutenção das estradas rurais

Um empréstimo de R$ 300 mil, pleiteado pela Prefeitura de Itabira para a aquisição de um caminhão-pipa a ser usado na manutenção das estradas rurais, foi aprovado pela Câmara Municipal nesta terça-feira (15). O Projeto de Lei 30/2018 prevê a operação de crédito junto ao Banco do Brasil, com prazo de 60 meses para pagar e seis meses de carência.

O caminhão-pipa vai integrar a frota de máquinas e equipamentos que atua nas estradas vicinais, numa força-tarefa que visa restabelecer o acesso seguro em diversas comunidades. Castigadas pelas chuvas dos últimos meses, as estradas de terra têm motivado reiteradas discussões entre os vereadores nas reuniões ordinárias.

líder do Governo Carlos Henrique Silva Filho, Carlin (Podemos)

Ao defender a proposta, o líder do Governo Carlos Henrique Silva Filho, Carlin (Podemos), disse que as prestações do financiamento ficarão mais baratas do que uma locação – e no final, o veículo será da Prefeitura. O projeto recebeu 14 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção.

Minha Casa Minha Vida

Os vereadores aprovaram também o Projeto de Lei 22/2018, que trata da contrapartida que o Município fará ao projeto de construção dos 400 apartamentos populares pelo programa Minha Casa Minha Vida. O aporte de R$ 4 milhões será repassado ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), gerido pela Caixa Econômica Federal, para complementar o valor global da obra.

No início deste ano, a Câmara já havia aprovado a doação de três terrenos públicos ao FAR, localizados nos bairros Barreiro (18.544 m²), Fênix (7.889 m²) e Abóboras (18.320 m²), onde serão construídos os imóveis. Os conjuntos habitacionais são destinados a famílias com renda familiar de até três salários mínimos.

Ex-combatente

Compôs a pauta da reunião ainda o Projeto de Lei 38/2018, que institui 2018 como “Ano Municipal do Centenário de Sylvio Martins Lage”. Nascido em 30 de julho de 1918, Sylvio Lage foi combatente na Segunda Guerra Mundial entre 1944 e 1945, quando a Força Expedicionária Brasileira esteve na Itália.

Durante os tempos de conflito, o 2º Tenente gerenciou frotas de caminhões e tanques blindados. Depois da guerra, voltou ao Brasil e reiniciou sua vida civil, trabalhando na Acesita até se aposentar. As cinzas do ex-combatente, que morreu em março do ano passado, foram depositadas no dia 4 de maio na Praça dos Expedicionários.

Segurança Alimentar e Mobilidade

Outros dois projetos que tratam da Política de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável no Município de Itabira, desta vez, foram aprovados. Os PLs 32/2018 e o 36/2018 alteram a estrutura de conselho e promovem algumas mudanças técnicas.

Em segundo turno, os vereadores ratificaram o Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Itabira (Projeto de Lei 37/2017), que propõe disciplinar o crescimento da cidade considerando transporte público, privado, de passageiros e de cargas. Sem o plano, Itabira ficaria impedida de receber recursos federais para obras de infraestrutura viária.

ARTIGO ANTERIORARTIGO SEGUINTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *