MÚSICA – Itabirana Maíra Baldaia lança seu primeiro DVD ‘Mais’

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 107 Visualizações

Foto: Divulgação

Existe um conto de origem africana que afirma que “a amizade ajuda a tornar as pessoas mais livres”. A itabirana Maíra Baldaia, de 28 anos , se fia em premissa semelhante, seguindo o princípio da filosofia “ubuntu: eu sou porque somos nós”. “Minha ligação com a cultura afro reforça essa ideia do coletivo, de somar forças e energias para fazer da vida uma celebração”, define a artista. Nesta sexta (11), ela lança n’A Autêntica o seu primeiro DVD.

Não por acaso, Maíra escolheu batizar o trabalho de “Mais”. “Esse título me veio como intuição, fiquei pensando na ideia de soma, de ser essa coisa plural, e achei que tinha tudo a ver com o objetivo e o conceito que eu quero passar”, explica. Nesse sentido, não poderiam faltar as participações especiais, que agregam nomes nacionais, como a brasiliense Ellen Oléria, e contemporâneos da cena mineira, casos de Nath Rodrigues, Marcelo Veronez, Guilherme Ventura, Luiz Gabriel Lopes e Mariana Cavanellas. Ainda marcam presença a baiana Luedji Luna, o paulista François Muleka e a sergipana Héloa, além do grupo Meninos de Minas, criado em Itabira, cidade natal de Maíra.

“Chamei pessoas com quem compartilho admirações e afetos. O meu trabalho se conecta com todas elas de alguma forma, no discurso sobre o que acredito como arte, na performance em cima do palco ou na energia”, afiança a cantora, que aproveita para explicitar algumas dessas conexões. “A Ellen (Oléria) tem uma trajetória parecida com a minha; também sou atriz, cantora e compositora, e as questões que pensamos esteticamente coincidem e se ampliam. Com o Luiz Gabriel Lopes estou fazendo uma parceria pela primeira vez, temos uma relação próxima com Portugal, já fomos lá muitas vezes levar o nosso trabalho”, conta. 

Repertório. “Poente e Outras Paisagens”, estreia de Maíra em disco, foi lançado no final de 2016. Além de retrabalhar algumas das faixas do debute, a intérprete promete apresentar seis canções inéditas, que estarão presentes em seu segundo álbum de carreira, que ela pretende concretizar em breve. Ao todos, o DVD terá 15 músicas executadas ao vivo e mais duas faixas bônus realizadas em estúdio. “Essas faixas-extras serão num estilo mais intimista, live session, com pessoas que são mestres para mim”, elogia, em referência aos músicos Maurício Tizumba, Titane e Clayton Neri. Já o próximo CD vai por um outro caminho. 

“No aspecto da temática eu vejo que tem uma continuidade da anunciação feminina e das minhas influências ancestrais; a diferença principal vai estar na musicalidade, com uma cara mais dançante, um peso maior da bateria, algumas músicas até com um toque eletrônico, porque queremos levar o próximo show para lugares abertos. O primeiro era mais intimista, para teatros”, avalia Maíra. 

Serviço. Gravação do DVD “Mais”, da cantora Maíra Baldaia, sexta (11), às 22h, n’A Autêntica (rua Alagoas, 1.172, Savassi). Ingressos entre R$ 20 (antecipado) e R$ 25 (portaria)

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *