UNIFEI Itabira convoca comunidades do entorno da Mata do Limoeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

 94 Visualizações

No dia 14 de Outubro de 2017, um grupo de professores, alunos e voluntários externos à Unifei realizou um dia de atividades socioambientais no Parque Estadual Mata do Limoeiro, Ipoema, em um evento relacionado à Primeira [email protected] (Feira de Economia Solidária e Sustentabilidade de Itabira), um projeto de extensão universitária.
 
O evento contou com a participação de mais de 100 (cem) pessoas de 8 (oito) comunidades rurais que residem no entorno do parque. Em uma das atividades realizadas, os moradores das comunidades rurais presentes descreveram os principais problemas enfrentados pelos mesmos e elencaram uma séria de medidas para solucioná-los: questões de saúde, segurança pública, mobilidade e educação foram listadas.
 
A partir deste conteúdo foi escrita, de forma coletiva, a “Carta Aberta das Comunidades do Entorno do Parque Estadual Mata do Limoeiro” que tem como objetivo tornar públicos os principais itens debatidos para que medidas efetivas sejam tomadas visando o enfrentamento dos problemas listados. Tais medidas possuem nível de complexidade variado e, para serem efetivadas, demandam uma ação coordenada do poder público aliado a diversas instituições. O referido documento encontra-se em anexo e o mesmo já foi lido em reunião ordinária da Câmara de Vereadores de Itabira no dia 14 de Novembro de 2017, com repercussão pelos meios de comunicação presentes.
 
Entendendo a responsabilidade social que possuímos como cidadãos e como Instituição Pública de Ensino Superior, propomos o estabelecimento de uma rede de atuação nas comunidades rurais da cidade que tenha a participação do Poder Público municipal (Executivo e Legislativo), de empresas, do terceiro setor, de Instituições de Ensino e da sociedade civil em geral (organizada ou não) para criar um plano de ação efetivo a partir das diretrizes levantadas pela Carta. Entendemos também que V. Sa. e/ou a instituição na qual atua deva fazer parte desta rede e, portanto, gostaríamos de convidá-la(o) para uma reunião de alinhamento a ser realizada na Unifei, Campus Itabira, no dia 04 de Dezembro de 2017.
 
Neste momento inicial, faríamos um mapeamento das pessoas e instituições que deveriam e estão dispostas a constituir esta rede dando um primeiro passo de uma longa caminhada que visa a melhoria das condições de vida das pessoas das comunidades rurais da nossa cidade. 
 
Contamos com a sua presença e participação efetiva neste trabalho. Caso não possa comparecer neste primeiro momento, mas tenha interesse em se juntar a nós, favor responder este e-mail com seus dados para que possamos enviar a minuta da primeira reunião. Este convite é aberto à toda comunidade.
 
Detalhes da reunião
Dia: 04 de dezembro de 2017
Horário: 9h30
Local: Auditório do Prédio José de Alencar, Unifei – Campus de Itabira.

Leia também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *