Santa Bárbara – Cruzeiro de mais de 200 anos pode se tornar área de preservação permanente

 132 Visualizações

Local onde está instalado cruzeiro de mais de 200 anos pode se tornar área de preservação permanente.

A Câmara Municipal de Santa Bárbara aprovou o anteprojeto do vereador interino Moisés Sanches (PSL), no qual ele pede que a Prefeitura declare área de Preservação Ambiental Permanente (APP) o entorno do cruzeiro instalado a mais de 200 anos, no alto do Morro da Mina no distrito de Florália.

Segundo o vereador, o Executivo poderá regulamentar a lei através de decreto ou outro instrumento adotando as medidas cabíveis e pertinentes, capazes de proibir que a imagem irradiada pelo cruzeiro deixe de existir.

Moisés Sanches destacou ainda que junto ao anteprojeto foi anexado uma abaixo-assinado com mais de 100 assinaturas pedindo a proteção da área que já é constituída como Patrimônio Artístico e Cultural da localidade. “A ameaça que paira sobre o referido cruzeiro decorre de um projeto de implantação de reflorestamento por parte dos proprietários do imóvel”, explicou.

Ele falou também que espera que a Prefeitura tome uma atitude rápida antes que o local desapareça com o crescimento da floresta de eucaliptos. “É interessante ressaltar que o cruzeiro tem sido visitado todos os anos através da programação dos festejos alusivos a Nossa Senhora da Glória, padroeira do distrito, quando são realizadas caminhadas ecológicas para o local e a partilha dos religiosos”, argumentou.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.