O Comitê de Arboviroses composto por membros da Secretaria de Saúde e outros setores da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo apresentou na sexta-feira (26/04), novo levantamento com os números da dengue.
Até dia 21 de abril a cidade teve 1867 casos confirmados de dengue e um óbito confirmado. Quanto a Chikungunya há apenas um caso confirmado e 26 em investigação. Eles acreditam que a grande demanda no laboratório do Estado para análise de casos suspeitos de chikungunya tem contribuído para subnotificações da doença.
Mas, diante das diversas ações da equipe de saúde e trabalho de conscientização da população, os casos de dengue confirmados foram menores que no mês de março. No mês passado foram 675 confirmações e até 21 de abril, 301 casos. Mesmo assim, o município continua com alta incidência conforme levantamento da Regional de Saúde do Estado que compreende 28 cidades.
De acordo com o comitê, não é o momento de diminuir os cuidados preventivos. Mesmo a pouca chuva prevista para o outono pode contribuir para a eclosão das larvas do mosquito. Então, a Secretaria adquiriu mais produto inseticida “Cielo”, em falta por três semanas em todo país, para promover ações localizadas nas áreas de confirmações de casos.