Close Menu
    Nossas escolhas

    Secretaria de Saúde de João Monlevade realiza 160 consultas oftalmológicas na próxima semana

    08/12/2025

    Carteira de motorista: novas regras passam a valer esta semana

    08/12/2025

    Homem é esfaqueado dentro de comércio no bairro Santa Marta

    08/12/2025

    GonçaloFolia 2026 abre inscrições para desfile de blocos

    06/12/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
    terça-feira, 9 dezembro , 2025
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
    Via Comercial
    • Itabira
    • Minas Gerais
    • Brasil
    • Mundo
    • Colunistas
      • Nivaldo Ferreira
    • Via Fotos
    • Emprego
    Via Comercial
    Home»Cultura»A rua é o palco: Projeto Sofá na Rua ocupa Itabira com arte e música neste sábado
    Cultura

    A rua é o palco: Projeto Sofá na Rua ocupa Itabira com arte e música neste sábado

    13/11/2025Nenhum comentário4 Minutos de leitura38 Visualizações
    Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp

    Evento gratuito reúne música, teatro, feira e gastronomia em novo espaço público revitalizado.

    No sábado (15/11), a Praça Mário Carvalho (bairro 14 de Fevereiro), recém-reformada e agora marcada pelo muralismo da artista Hanna Lucatelli, no bairro Quatorze de Fevereiro, recebe uma nova edição do Sofá na Rua — movimento cultural que transforma os espaços públicos de Itabira em palcos vivos de arte, encontros e celebração da diversidade.

    Desta vez, a programação tem início às 15h com o Bate-papo do Sofá: Cultura Faz Acontecer!. Nele participam Nouara Monteiro, agente territorial do Ministério da Cultura; Rosângela Beato, presidente da Associação de Congados de Itabira; Tia Zita, compositora do Quilombo Barro Preto; e Tatiana Linhares, jornalista.

    Durante todo o evento, o público poderá aproveitar a feira livre de economia criativa e a ambientação sonora do DJ Adoniram. Além disso, a criançada poderá curtir um espaço só para ela, o Sofazinho, com brincadeiras até as 18h.
    A programação segue com a apresentação da Guarda de Marujos Nossa Senhora da Saúde, que toma conta da praça com tradição e ritmo, a partir das 18h, abrindo caminho para o lançamento audiovisual de Tia Zita, às 19h. Em seguida, às 19h15, o show “Origens”, com Sérgio Dias e convidados, promete encantar o público. A noite se encerra em clima de celebração com o forró do Trio Conceição, a partir das 21h.

    Esta edição reafirma o compromisso do projeto com a valorização dos patrimônios culturais, da coletividade e das expressões identitárias que formam o território itabirano. “O Sofá transforma a rua num potente laboratório de linguagens artísticas. Nosso objetivo é ocupar e ressignificar espaços públicos, democratizando o acesso à arte e à cultura através de experiências lúdicas, afetivas e estéticas. Com uma programação diversa e gratuita, o Sofá na Rua reafirma o papel da arte como força coletiva e o espaço público como território de pertencimento, celebração e transformação”, conta Lucas Lage, um dos produtores do evento.

    Esta edição do Sofá na Rua é um projeto aprovado na Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), realizado pelo Ministério da Cultura, com apoio da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e da Prefeitura Municipal de Itabira.

    Um festival que ocupa e transforma

    Com mais de dez anos de trajetória, o Sofá na Rua consolidou-se como um dos principais movimentos culturais de Itabira, atuando em rede e promovendo a diversidade. O festival tem se destacado por democratizar o acesso à cultura, ativar espaços públicos como pontos de encontro e expressão, e fomentar artistas e produtores locais.

    Em edições recentes, o projeto levou arte e cidadania a diferentes territórios: o Sofá na Vila Paciência (2023) reuniu cerca de 600 pessoas em oito horas de programação; o Sofá recebe a SEDA (2024) promoveu cinco dias de atividades, incluindo mostras de cinema em escolas municipais, oficinas e shows; e o Sofá na Rua + O Planeta em Seu Quintal estreou um documentário autoral sobre meio ambiente e território, consolidando o evento como um espaço de reflexão e pertencimento.

    “Promovemos também a consciência social e o cuidado com o meio ambiente. O Sofá na Rua é um festival inovador e transformador, que inspira a participação do itabirano e o desenvolvimento cultural sustentável”, detalha Nouara Monteiro, produtora.

    OCA: arte, diálogo e transformação social

    A realização do evento é da OCA – Organização Cultural Alternativa, um movimento que atua como plataforma de conexão e catalisador de transformações sociais por meio da arte e da cultura. Fundada pelos produtores Lucas Lage e Nouara Monteiro, artistas e gestores culturais de referência na cena itabirana e nacional, a OCA tem a intenção de ser uma incubadora de cultura.

    “Acreditamos no poder da cultura como ferramenta de diálogo, inclusão e desenvolvimento. Trabalhamos para que a arte, a educação e a informação cheguem a todos os cantos”, explica Lucas Lage.

    Além do Sofá na Rua, a OCA é responsável por projetos como o Poesia Itinerante, que leva Drummond para as ruas e escolas; o Festival Itabirano de Teatro Antropofágico (FITA), que movimenta a cena teatral local; o Bloco Filhos de Nandy, homenagem carnavalesca ao músico Nandy Xavier; o CineOCA, dedicado à formação de público e à democratização do cinema nacional; e o Projeto de Arte Educação, que integra a arte ao processo formativo nas escolas.

    Outra informações sobre as produções da OCA, basta acessar https://www.instagram.com/ocalternativa/

    Cultura Cultura Popular Mineira Itabira OCA Praça Mario Carvalho projeto Sofá na Rua
    Artigo anteriorAtlético cede empate ao Fortaleza com hat-trick de Deyverson na Arena MRV
    Próximo artigo Homem é preso com 6,5 toneladas de maconha em carreta refrigerada em BH

    Postagens relacionadas

    Itabira Polícia

    Homem é esfaqueado dentro de comércio no bairro Santa Marta

    08/12/202537 Visualizações0
    Itabira

    Prefeitura de Itabira autua Vale por descarte irregular de efluentes na rede pública

    06/12/202519 Visualizações0
    Itabira

    MANUTENÇÃO PROGRAMADA: HNSD realiza manutenção na rede elétrica da subestação do setor de Radioterapia neste sábado

    05/12/20253 Visualizações0
    Adicionar Comentário
    Leave A Reply Cancel Reply

    As mais lidas

    Vale se prepara para novo ciclo de mineração em Itabira

    04/12/202562 Visualizações

    Homem é esfaqueado dentro de comércio no bairro Santa Marta

    08/12/202537 Visualizações

    Carteira de motorista: novas regras passam a valer esta semana

    08/12/202531 Visualizações

    Prefeitura de Itabira autua Vale por descarte irregular de efluentes na rede pública

    06/12/202519 Visualizações

    Motorista perde o controle de carro após se assustar com ultrapassagem de moto e provoca acidente na Carlos Drummond de Andrade

    04/12/202518 Visualizações
    Mais populares

    Vale se prepara para novo ciclo de mineração em Itabira

    04/12/202562 Visualizações

    Homem é esfaqueado dentro de comércio no bairro Santa Marta

    08/12/202537 Visualizações

    Carteira de motorista: novas regras passam a valer esta semana

    08/12/202531 Visualizações
    Nossas escolhas

    Secretaria de Saúde de João Monlevade realiza 160 consultas oftalmológicas na próxima semana

    08/12/2025

    Carteira de motorista: novas regras passam a valer esta semana

    08/12/2025

    Homem é esfaqueado dentro de comércio no bairro Santa Marta

    08/12/2025
    Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
    © 2025 Via Comercial. Desenvolvido por Dislei Gomes - Política de privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.