Fim de semana será de tempo seco e céu ensolarado em Minas Gerais

Com manhãs e noites frias, o mês de agosto também é marcado pelo tempo seco e as tardes ensolaradas em Minas Gerais. Neste fim de semana, a temperatura máxima em Belo Horizonte pode chegar a 30ºC e não há previsão de chuva. A informação é de Claudemir de Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que explicou ainda que em algumas regiões do estado os termômetros podem alcançar 35ºC. 

“Temos condições de estabilidade durante todo o sábado sobre as regiões do estado de Minas Gerais. Em Belo Horizonte, na região Metropolitana, não é diferente. Mais um dia de tempo seco, predomínio de céu claro e parcialmente nublado. Os termômetros podem chegar à casa dos 30ºC à tarde na capital mineira e alcançar os 35ºC no Norte e também no Triângulo Mineiro”, explicou o meteorologista. 

O domingo será com tempo estável em todo o estado, apesar do aumento da nebulosidade no Sul de Minas em função da intensificação de áreas de instabilidade que se formam entre o Centro-Oeste e o Sudeste brasileiro. No entanto, não há previsão de chuva. 

“O dia será com o céu parcialmente nublado em toda a faixa leste, além do sul de Minas Gerais, no domingo. A temperatura máxima chegará até os 28ºC em Belo Horizonte, 30ºC na região metropolitana e no restante do estado os termômetros devem chegar até os 35ºC no Noroeste e também no Norte do de Minas Gerais”, destacou. 

Agosto

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que o tempo permaneça seco e com os dias mais quentes no período da tarde no decorrer do mês de agosto. Além disso, a partir da segunda quinzena, há possibilidades de chuvas rápidas.

“O mês de agosto ainda pertence ao auge da estação seca em Minas Gerais, por isto, as chuvas continuam raras e escassas no estado. Entretanto, uma frente fria que consiga chegar ao Sudeste do país trazendo umidade pode provocar chuvas rápidas e isoladas, o que é mais comum ocorrer na segunda quinzena do mês. Para esta semana, não há perspectiva de chuva para nenhuma região mineira”, explicou a meteorologista do Inmet, Anete Fernandes.

Os dias irão amanhecer mais frios, no entanto, no período da tarde, o calor e baixos índices de umidade serão predominantes. “O tempo, normalmente, é quente e seco. Entretanto, o avanço de massas de ar frio sobre a Região Sudeste ainda é comum. Nesses casos, a temperatura cai muito de um dia para outro, permanecendo com temperaturas amenas por dias consecutivos, os denominados episódios frios”, destacou.

“A formação de nevoeiro ou névoa úmida na faixa Leste de Minas Gerais é recorrente, devido à combinação entre umidade (de origem oceânica) disponível e temperaturas amenas pela manhã”, acrescentou.

Fonte: Rádio Itatiaia 

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.