START SÃO GONÇALO: Feira inovou ao propor soluções para questões cotidianas da cidade

A START – Feira de Tecnologia e Inovação aconteceu a última sexta e sábado em São Gonçalo do Rio Abaixo e buscou soluções para as demandas do município. A abertura conduzida pela jornalista Maíra Lemos foi feita pelo prefeito municipal, Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho) que ressaltou ter desde seu primeiro mandato o objetivo de criar uma cultura educadora, com escolas de tempo integral, investimento em educação de base e técnica. “Agora, estamos iniciando uma nova fase, começamos a investir em educação tecnológica, empreendedorismo e inovação. A presença de vocês é importante para que possamos construir juntos um futuro tecnológico e inovador. Façam conexões, troquem ideias e pensem em soluções para nossa cidade”, finalizou.

 O vice-prefeito, Leandro Amora também destacou o evento como um divisor de águas do município. “Estaremos plantando sementes para as futuras gerações através da preocupação com um futuro sustentável”. Também o presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo, Diego José Ribeiro, falou da importância do evento para promover qualidade de vida à população. “É preciso investir no potencial e na criatividade de nossa sociedade e contribuir para uma cultura empreendedora”, ressaltou.

Abertura contou com a presença de diversas autoridades e população prestigiou.

Representantes dos parceiros: UFMG, Doctum e Uemg, instituições de ensino superior atuantes na região também participaram da abertura.  

Em seguida, estudantes da cidade e Médio Piracicaba se reuniram em grupos para propor ideias inovadoras em 12 temáticas de desenvolvimento para a formação de cidades inteligentes. Pela manhã ainda participaram da palestra do professor de Empreendedorismo, Inovação e Startups da Ufop, Frederico Gomes que após as divisões dos grupos nas salas temáticas deu início a facilitação.

SÃO GONÇALO INVESTINDO NAS PESSOAS 

O primeiro dia da Feira Tecnológica de São Gonçalo do Rio Abaixo não poderia terminar mais inspirador. O palestrante, Rick Chester com seu famoso jargão “Pega Visão” fez o público vibrar e se emocionar com sua história de vida simples, trazendo mensagens de persistência, foco no objetivo e visão inovadora conectando totalmente a proposta do evento de formato inédito na região.

Palestrante, Rick Chester

Chester destacou ainda a importância dos gestores públicos em disseminar a visão empreendedora na população. “É raro ser chamado para palestrar por uma prefeitura, porque os prefeitos não têm a visão de investir nas pessoas. Portanto, parabenizo o prefeito de São Gonçalo. Deixem as águias voarem”, finalizou. Rick Chester elogiou a iniciativa da prefeitura em investir nas pessoas.

Jornalista Maíra Lemos.

Durante a tarde de sexta a Feira foi aberta ao público e também diversas autoridades políticas da região visitaram os stands. A mesa redonda com os representantes da Invest Minas e BDMG e a palestra com o CEO da Bravo Motor, Eduardo Muñoz foram os destaques. E os produtores do município deram um show à parte com a feira de artesanato e produtos locais em um dos setores do evento.

CAPACITAÇÃO, FACILITADORES E MUITO CONHECIMENTO

O sábado foi mais um dia de debates no campo da inovação. Para o público geral, além da Feira de Inovação com a participação de grandes parceiros do evento aconteceu a palestra de Juliana Saliba oferecendo um roteiro para sobressair no desafio de empreender no país. O tema foi “Como sobreviver ao vale da morte no empreendedorismo e chegar aos investimentos”.

Já os estudantes começaram o dia se munindo de mais conhecimento, com a palestra “Modelo de Negócio”, com Eduarda Rezende. Ela é analista Líder de Negócio no Escalab e trabalha com programas de inovação aberta a aceleração de startups. Pela tarde, a coordenadora de programas de designer e inovação da Fundep, Jade Alves, ministrou a palestra Pitch de Vendas. Juliana Saliba falou sobre os desafios de empreender nos primeiros cinco anos das empresas. 

PREMIAÇÃO PARA AS MELHORES PROPOSTAS

E para encerrar com chave de ouro o evento os participantes das salas temáticas, com as melhores ideias foram premiados. Na categoria Inovação, a vencedora foi a proposta – Central de Ideias recebeu R$10 mil. No tema Segurança Pública, a proposta – Socorro Atende – foi a premiada. Na temática Saúde – Sano Tech – foi a vencedora. Na sala Meio Ambiente, a proposta – Água Viva saiu vencedora.

Sobre o tema Educação – Is Cool Game – recebeu o prêmio. Na temática, Desenvolvimento Econômico o projeto – Agilize – foi o melhor avaliado e no quesito Cultura – Futurismo foi a vencedora e na temática Agricultura a proposta – Green levou o prêmio.

O prefeito, Raimundo Nonato de Barcelos afirmou que o evento neste formato foi um incentivo aos jovens e a população são-gonçalense como um todo. “A proposta do evento foi alcançada, pois desejo incentivar os são-gonçalenses a empreender e encontrar soluções para uma cidade melhor nos moldes de – Cidades Inteligentes”, finalizou.

Prefeito Raimundo Nonato durante encerramento do evento.

QUEM PARTICIPOU GOSTOU

E os participantes das salas temáticas falaram um pouco da experiência.

“Acho muito importante um evento tão inovador, principalmente na nossa região, abrangendo várias áreas. As salas ensinam a trabalhar em equipe em ideias que podem ser importantes para a população. Aprendemos muitas coisas, principalmente nas palestras. É uma forma de incentivo grande pra gente, de ter oportunidades que não seriam possíveis sem um evento desse”.

João Lucas Teixeira, 15 anos, aluno do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Desembargador Moreira dos Santos – Vencedor na categoria Inovação.

“Participar de todos os processos desenvolvidos na Feira é uma oportunidade de sermos inseridos na visão de empreendedorismo. Vejo São Gonçalo como uma cidade única e sempre em busca de melhorias e a Feira contribuirá para isso ”.

Lucas de Lima, graduando em Engenharia da Computação na Ufop

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.