SEGURANÇA: Projeto de incêndio do HNSD recebe alvará do Corpo de Bombeiros

O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) recebeu, na manhã desta sexta-feira (1º/07), o Auto de Vistoria do Corpos de Bombeiros (AVCB). O documento atesta a eficiência e confiabilidade do projeto de combate à incêndios, elaborado e implantado pela instituição nos últimos anos. Com isso, os pacientes de Itabira e região têm ainda mais segurança para receber os seus atendimentos no centro médico-hospitalar.

“Esse documento é importante, pois, por meio dele, os bombeiros atestam que foi feita a vistoria na instituição e que todos os itens de segurança contra incêndio, definidos em um projeto aprovado previamente pelos bombeiros, foram executados pelo hospital e são mantidos de forma a prevenir e a serem utilizados em caso de algum incêndio”, destaca Leandro Dias Araújo, engenheiro de saúde e segurança do HNSD.

Márcio Labruna, Leandro Araújo, Alexandre Coelho e Tenente Medeiros com o AVCB. Foto: reprodução

O projeto executado pela instituição médica contemplou a construção de uma casa de bombas, com aumento da capacidade do reservatório de água para enfrentamento aos incêndios — passando de 100 mil litros para 123 mil litros — e instalação de duas bombas de água para atender esse sistema.

“É uma conquista muito importante e pela qual trabalhamos há anos para promover a segurança dos nossos pacientes, colaboradores e, também, a segurança patrimonial do hospital. Esse trabalho é uma parceria com o Corpo de Bombeiros, que nos orientou e ajudou a montar essa estrutura que proporciona o máximo de segurança. Essa conquista é uma grande vitória para nós, hospitais filantrópicos, que enfrentamos tantas dificuldades e agora estamos nesse seleto grupo de hospitais que possuem esse auto de vistoria. Estamos muito felizes”, avalia Alexandre Coelho, diretor-executivo do HNSD.

Foto: reprodução

O número de hidrantes foi aumentado, passando de nove para 22 pontos instalados; além da instalação de 996 metros de tubulação para atender essa rede. O projeto prevê, ainda, a manutenção e inspeção periódica de 127 extintores de incêndio.

Também foi instalado um sistema de alarmes — com 67 acionadores e 98 sirenes — para avisar colaboradores e pacientes em caso de alguma ocorrência. Para completar, o HNSD conta com uma brigada de incêndio formada por 228 colaboradores e treinada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Os guarda-corpos e corrimões nas escadas e rampas também passaram por adequações.

“É uma honra entregar o AVCB para o hospital. Essa questão de segurança é primordial para todas as pessoas que fazem uso do hospital: pacientes, acompanhantes, médicos, enfermeiros e demais profissionais. Todos são beneficiados com o sistema preventivo [de combate a incêndios]. Tivemos recentemente o caso da Santa Casa [de Belo Horizonte, que teve um andar incendiado no final de junho] que mostrou como é perigoso e danoso um incêndio em uma unidade hospitalar. Então, Itabira conta com esse novo sistema e o HNSD está de parabéns, pois essa ação garante a segurança e preserva vidas”, ressalta o tenente dos bombeiros, Marlon Medeiros.

Histórico

Em 2012, o HNSD desenvolveu o seu primeiro projeto de combate a incêndios. Porém, em 2017, após nova análise do Serviço Especializado em Engenharia e Segurança do Trabalho (SESMT) da instituição, foi constatado que esse projeto possuía falhas e precisava ser refeito.

Dessa forma, foi contratada uma empresa especializada, a Horizonte Engenharia e Projetos, de Ipatinga, que fez uma averiguação in loco de todos os itens de combate a incêndio que o HNSD possuía, analisou o que precisava ser refeito e o que era necessário introduzir para se adequar às normas do Corpo de Bombeiros.

Em 2019, esse novo projeto foi finalizado e submetido à análise dos bombeiros, que aprovaram o documento. A partir dessa aprovação, foi necessário captar os recursos necessários para colocar em prática — eram necessários recursos na ordem de R$ 300 mil para as adequações.

Essa verba foi viabilizada por meio de emenda parlamentar. A empresa Lego Engenharia, de Itabira, foi contratada para a realização do trabalho. A execução aconteceu ao longo de 2020 e 2021 — e precisou superar os desafios impostos pela pandemia de Covid-19.

Com a conclusão das adequações, o corpo de bombeiros realizou uma vistoria e, agora, entregou o AVCB comprovando a eficiência e confiabilidade do projeto desenvolvido pelo HNSD. “Nos enche de orgulho saber que somos um dos poucos hospitais que tem o AVCB. Estamos inaugurando uma grande obra, que demandou um bom investimento e recursos que conquistamos com muita dificuldade. E para salvar vidas precisamos preservar a saúde daqueles que estão aqui, no hospital. Então hoje é um dia especial”, afirma Márcio Antônio Labruna, provedor do HNSD.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.