Parlamento Jovem de São Gonçalo realiza Plenária Municipal

Na última quarta-feira (29/06), a Escola do Legislativo Isabel Rodrigues, da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, realizou a Plenária Municipal do Parlamento Jovem Minas 2022, que tem como tema a “Saúde Mental do Jovem”. O evento, que faz parte do cronograma de atividades do projeto, consistiu na apresentação e votação das propostas elaboradas pelos estudantes, contando com a presença dos vereadores, do Prefeito Municipal, Raimundo Nonato Barcelos (Nozinho-PDT), da professora Maria Teresa Cardoso Teixeira (representando a Escola Estadual Desembargador Moreira dos Santos), e da psicóloga e coordenadora do Núcleo Psicossocial Peixe Vivo, Ronnara Kelles Ribeiro.

Durante a plenária, foram apresentadas as propostas relacionadas aos três subtemas do PJ Minas 2022: “Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental”, “Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental” e “Uso saudável das novas tecnologias”. Algumas das propostas desenvolvidas pelos jovens foram: Desenvolvimento de um projeto no Ensino Médio juntamente com os Centros de Atenção Psicossocial, em que os alunos promovam a conscientização da saúde mental do jovem; Criação de um Artigo de Lei referente ao assunto, que possibilite especialistas disponíveis a trabalhar em escolas públicas para proporcionar ajuda, apoio emocional e psicológico, e fazer palestras em escolas alertando sobre o que o uso excessivo da tecnologia pode causar na saúde mental e, ao final, executar dinâmicas off-line.

Parlamento Jovem de São Gonçalo realiza Plenária Municipal

As propostas aprovadas pelos estudantes integrarão um documento que será entregue ao Executivo e Legislativo municipais, e também serão levadas para a Plenária Regional, que acontecerá no município de João Monlevade, em setembro.

O Presidente da Câmara, vereador Diego José Ribeiro (PDT), parabenizou a Escola do Legislativo pela organização do projeto na Casa, e também os estudantes pela dedicação ao programa. “É muito gratificante ver que os nossos jovens estejam cada vez mais engajados nas questões políticas e sociais, demonstrando o seu interesse em colaborar na construção de uma comunidade ainda melhor. Afinal, a participação de toda sociedade é essencial nas tomadas de decisões que visam ao desenvolvimento e ao bem-estar do nosso município”, declarou.

O Parlamento Jovem, programa de formação política e cidadã para estudantes do ensino médio, é promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com dezenas de câmaras municipais do Estado, e com o apoio da PUC Minas. Em 2022, o projeto traz o tema a “Saúde Mental do Jovem”. Os estudantes são convidados a estudar o assunto e, ao final do processo, propor ações e projetos de leis.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.