Equipe de Educação Ambiental da Itaurb participa de oficina em Ipoema

Terminou nesta semana, em Ipoema, a oficina Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva, promovida pela empresa Biodinâmica Rio, na Escola Estadual Professor Manoel Soares. Além de participar do evento, o time da Educação Ambiental da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) intensificou a campanha educativa no distrito.

Em dois dias, professores, alunos e moradores receberam informações sobre a coleta seletiva e seus benefícios para o meio ambiente.

De acordo com José Leomar, educador ambiental da Itaurb, o trabalho desenvolvido na oficina reforçou a campanha educativa porta a porta feita na semana anterior.

“A população de Ipoema nos recebeu de braços abertos e está empenhada com o retorno da coleta seletiva no distrito. Já durante a oficina, trabalhamos com as crianças as possibilidades criativas que o material reciclado oferece e isso reforça dentro de casa a separação do lixo”, explicou.

Ao final da oficina, os moradores de Ipoema receberam dois contêineres – instalados na praça Augusto Guerra – para descartar o resíduo reciclável. 

 
Foto: Reprodução

Saiba mais

A execução desta oficina é uma condicionante ambiental das obras de instalação de linhas de transmissão, em Ipoema, realizada pela empresa Mantiqueira Transmissora de Energia, no ano passado.

“Antes das obras, a empresa faz um diagnóstico para definir o tema que a comunidade mais anseia em relação às questões ambientais e a separação correta dos resíduos foi o mais pedido”, esclareceu Diego Pimenta, superintendente de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA).

O superintendente ressaltou ainda que esta não é uma condicionante a longo prazo, já que o impacto dessas obras é mais visual que ambiental. “Ou seja, é uma condicionante única: a empresa cumpre em dias específicos e o município continua com as ações na comunidade posteriormente”, concluiu Diego Pimenta.

Foto: Reprodução

É importante salientar que a Prefeitura de Itabira retomou a coleta seletiva nos distritos e, além das campanhas porta a porta ao longo do ano, a partir de agosto as equipes de Educação Ambiental da Itaurb e da SMMA irão desenvolver ações educativas com a temática resíduos para toda a comunidade escolar do município.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.