SÃO GONÇAO: Equoterapia encerra atendimento da primeira turma

 299 Visualizações

Projeto pioneiro na região atende crianças com necessidades especiais.

O atendimento à primeira turma de crianças portadoras de necessidades especiais na Equoterapia em São Gonçalo do Rio Abaixo foi finalizado na tarde desta quinta-feira (23/06), no Parque de Exposições Edirlei Márcio Moreira Lacerda.

Atendimento inovador para a população, já que em nossa região não há oferta deste tipo de serviço, a Equoterapia atende, a princípio, 44 crianças selecionadas por meio do Núcleo de Atividades Integradas Especiais (NAIE). As crianças são divididas em quatro turmas, uma delas finalizada nesta quinta-feira.

Mãe de aluna praticante no projeto, a servidora municipal Daniela Sáfira Bueno Cruz destacou a evolução comportamental da sua filha no dia a dia. “Vi a evolução da autoestima, do autocontrole, do controle da ansiedade e no respeito com os animais. É um projeto que tem tudo para deslanchar, pois ficou uma semente muito bem plantada, que eu acredito que vai trazer muitos bons frutos”, disse.

Daniele Bueno destacou a evolução no comprtamento de sua filha, Raniely. Foto: Daniel Cota

O projeto

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como agente promotor do desenvolvimento humano. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, aprendizado e auto estima. Nesta atividade, o praticante (como é chamado o paciente) participa de sua reabilitação e o cavalo atua como instrumento didático-pedagógico no processo terapêutico adotado.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.