Núcleo de Inovação e Empreendedorismo do HNSD avança em parceira com a UNIFEI/Itabira

 357 Visualizações

Em busca de novas soluções e oportunidades para o mercado da saúde, o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) criou o seu Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (H4.0). O projeto tem parceira com a Universidade Federal de Itajubá – Campus Itabira (Unifei – Itabira), cujos alunos vêm desenvolvendo iniciativas tecnológicas que possam ser desenvolvidas na instituição hospitalar.

Entre os dias 17 e 18 de maio aconteceu mais uma etapa desse processo, quando 11 grupos de estudantes realizaram as suas apresentações de negócios — os chamados pitches. Esses alunos, que cursam as engenharias Elétrica e de Saúde e Segurança do Trabalho, trabalham na criação de healthtechs, que são empresas de base tecnológica voltadas para o mercado da saúde. Os projetos são coordenados pela professora Lilian Campos.

O objetivo é de que essas empresas apresentem soluções para desafios encontrados no HNSD, como melhorias para a ergonomia dos colaboradores, redução das faltas no trabalho devido às questões psicossomáticas, otimização do consumo de energia e sistema de proteção contra surtos elétricos para equipamentos hospitalares.

A parceria

Neste primeiro semestre de 2022, 71 alunos participantes da disciplina de Gestão Financeira e Empreendedora da UNIFEI – Itabira atuam na parceria com o H4.0.  Há também outro grupo com 15 estudantes de várias engenharias do campus local da universidade federal, que cursam a disciplina de Administração, que desenvolvem soluções para desafios propostos pelo HNSD.

“Essa iniciativa impacta significativamente a formação dos estudantes, uma vez que permite a eles oportunidades de desenvolver e apresentar propostas de melhorias e inovações lidando com um caso vivo, interagindo com gestores e profissionais do HSND. Enquanto isso, para a UNIFEI, esse projeto contribui para a execução da missão da instituição de impactar a comunidade itabirana com a aplicação de conhecimento e, consequente, geração de riqueza. Para o HNSD, essas ações geram resultados em otimização de seus processos por meio da adoção de novas tecnologias”, destaca André.

O próximo passo da parceria será a etapa de validação das soluções propostas. Assim, os estudantes verificarão se os seus projetos podem realmente resolver os problemas que eles identificaram. Caso as iniciativas sejam validadas, será iniciada a criação de modelos que permitam que os alunos testem as funcionalidades dos seus serviços ou produtos com o menor investimento possível.

Histórico

A parceria entre o Núcleo de Inovação e Empreendedorismo do HNSD e a Unifei – Itabira teve início no segundo semestre de 2021. À época, participaram do projeto estudantes do curso de Engenharia de Produção. Na ocasião, foram desenvolvidos cinco projetos de inovação, que posteriormente resultaram na criação de duas healthtechs: Lean Health e Health +.

As duas empresas já atuam dentro do hospital oferecendo soluções que utilizam a metodologia Lean Health Care (instrumento de gestão que visa inovar as operações das instituições de saúde).

O projeto elaborado pela Lean Health busca otimizar os processos internos do Pronto Socorro Municipal de Itabira (PSMI). Já a Health + desenvolve ferramenta para tornar mais eficiente a gestão de leitos no HNSD.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.