Câmara de Itabira debate a violência sexual contra crianças e adolescentes

 317 Visualizações

Audiência marcada para esta quarta-feira (18/05) faz parte da semana de eventos sobre o tema em Itabira. O debate foi proposto pelo vereador Júlio Contador.

Há 22 anos é celebrado durante o mês de maio a campanha Faça Bonito, que visa mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Em Itabira diversas ações de enfrentamento à violência serão realizadas. Nesta quarta-feira (18/05) acontece na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), a partir de 19h, uma audiência pública para debater o tema.

O debate foi proposto pelo vereador Júlio César de Araújo “Contador” (PTB), através do requerimento 22/2022. As discussões fomentarão a construção do Plano Municipal de Erradicação da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

“É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. Nesse sentido, o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente é fundamental”, ponderou o vereador Júlio Contador. O parlamentar fez uso da tribuna da Câmara ontem (17/05), durante a reunião ordinária, para convidar toda a população a participar das discussões.

Participam da audiência pública o professor e coordenador do Fórum de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes de Minas Gerais, Moisés Barbosa Ferreira Costa; do promotor de justiça, Renato Ângelo Ferreira; do delegado de Polícia Civil, Diogo Luna Moreira; do tenente-coronel da Polícia Militar, Fábio Barcelos; e da juíza da 1ª Vara Criminal e da Infância e Juventude da Comarca de Itabira, Dayane Rey da Silva. 

Durante o encontro, representantes da Rede de Proteção a Crianças e Adolescentes de Itabira terão a oportunidade de falar sobre o trabalho desenvolvido na cidade. A reunião contará também com homenagens póstumas à dona Margarida Costa Silva – Conselho Municipal do Bem-Estar do Menor (Combem); dona Stella Lage Rosa – Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Itabira (APMII); e Dom Mário Teixeira Gurgel – Diocese de Itabira Coronel Fabriciano.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.