Reunião da Câmara é marcada por prestação de contas do HNSD, homenagem e visita de estudantes

 333 Visualizações

Em mais uma semana de visita orientada, a Câmara Municipal de Itabira recebeu, na última terça-feira (10/05), alunos do 4º ano do ensino fundamental da Fide. O programa se dá por meio da Escola do Legislativo Professor Paulo Neves e informa aos estudantes quais as funções da Câmara e o papel dos vereadores.

Acompanhados de suas professoras e coordenadores da escola, os alunos conheceram a sede do Legislativo e fizeram perguntas sobre leis, trabalho exercido pelos vereadores e curiosidades. As instituições e grupos que tiverem interesse em participar do programa “Visita Orientada” podem entrar em contato para agendamento através do telefone (31) 3839-1579.

Foto: Divulgação/CMI

Homenagem

Motoristas que por anos enfrentaram, diariamente, os mais diversos desafios pelas estradas de Minas, para levar pacientes de Itabira para tratamento em Belo Horizonte foram homenageados pelo presidente da Câmara, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB). 

“Geraldo Euzebio, Geraldo Longuinho, Luiz Carlos, Romulo Jacob, Benício Dondino, Marcos Vinicius e o Dalton Neves merecem nosso respeito e gratidão pelos serviços prestados. Fizeram muito por nós, e por diversas vezes nem sequer receberam um obrigado. Fica aqui os nossos agradecimentos”, disse Weverton Vetão.

Esses foram os últimos motoristas de ambulância concursados de Itabira. Os que atualmente exercem a profissão no Executivo municipal são contratados. Com exceção de Dalton Neves, os demais motoristas já estão aposentados. Dalton Neves se aposenta ainda esse ano.

Foto: Divulgação/CMI

HNSD

Representantes do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) utilizaram a tribuna da Câmara para apresentar um relatório de recursos financeiros oriundos de emendas parlamentares (2021 e projeção 2022). A apresentação foi feita pelo provedor do centro médico, Márcio Antônio Labruna, e pelo gestor de projeto Edmilson Celso Brandão. Na oportunidade, eles solicitaram o apoio do Legislativo para viabilizar recursos para execução de projetos para ampliar a estrutura de atendimento da instituição. 

Foto: Divulgação/CMI

Piso nacional da enfermagem

Ainda durante a reunião ordinária, o vereador Reinaldo Soares de Lacerda (PSDB), fez uso da tribuna para comentar sobre a aprovação, pela Câmara dos Deputados, da criação do piso salarial de enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras (PL 2564/20). O vereador esteve em Brasília acompanhando a votação. A matéria agora segue para sanção presidencial.

“O sentimento é de missão cumprida. Cada vez mais tenho certeza que todos os nossos esforços valeram a pena. Foram meses de conversas, reuniões com parlamentares e muito esforço junto ao COREN e lideranças. Então, é com muita satisfação que comemoro ‘nossa’ conquista. Digo nossa, porque me sinto defensor desta classe que tanto luta e faz por todos nós. Esta conquista dará dignidade aos profissionais da enfermagem. Essa classe merece cada esforço que foi feito de nossa parte”, destacou Reinaldo Lacerda.

O projeto aprovado pelos deputados define como salário mínimo inicial para os enfermeiros o valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados. Nos demais casos, haverá proporcionalidade: 70% do piso dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

O texto prevê ainda a atualização monetária anual do piso da categoria com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e assegura a manutenção de salários eventualmente superiores ao valor inicial sugerido, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado.

Fonte: ACOM-CMI

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.