Ciclo Saúde é concluído em Barão de Cocais com 100% da Atenção Básica contemplada

 453 Visualizações

A comunidade de Barão de Cocais recebeu um importante reforço no atendimento à saúde. Em parceria com a prefeitura, o programa Ciclo Saúde beneficiou 100% da Atenção Básica do município, com capacitação de 159 profissionais e equipagem de 155 instrumentos e mobiliário, como oxímetros, eletrocardiógrafos, sonares, autoclaves, consultórios odontológicos portáteis, notebooks, smartphones, entre outros. Além disso, foram realizadas 37 oficinas, incluindo todas as frentes do programa, totalizando 284 horas de formação ofertadas.

O programa foi retomado em 2019 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com diferentes frentes de atuação, entre as quais a doação de equipamentos, que impacta diretamente na melhoria das condições de trabalho e atendimento à comunidade.

“Os equipamentos doados pela Vale têm ajudado muito no atendimento. As televisões, por exemplo, facilitam os treinamentos de eletrocardiograma realizado nas unidades e contribuem para o acompanhamento dos usuários”, relata Fátima de Oliveira, integrante da equipe de Coordenação da Atenção Básica em Barão de Cocais.

Formação de profissionais
Outra frente de atuação do programa é a Promoção e Educação em Saúde, que contou com um ciclo de formação para profissionais que atuam nas UBS e também a equipe da gestão municipal. As capacitações buscam contribuir para o aperfeiçoamento técnico das equipes de saúde, além de serem uma possibilidade de ampliar as competências para o planejamento, execução e avaliação de ações em parceria com a comunidade.

Em Barão de Cocais, a equipe da Unidade de Saúde Centro desenvolveu o plano “Tudo é Possível”, elaborado durante as oficinas e que teve como temática central a Saúde Mental do Trabalhador. Foram desenvolvidas atividades de Biodança para os Agentes Comunitário de Saúde em parceria com o Centro de Assistência Psicossocial, além de atividades de relaxamento e de interação entre a equipe.

Apoio à Gestão
Na frente de Apoio à Gestão, para o fortalecimento de políticas públicas, foram disponibilizadas ferramentas que apoiaram o município na leitura, monitoramento e avaliação de indicadores da Atenção Básica.

“Tenho certeza de que vamos melhorar muito os indicadores do município, porque a visualização geográfica vai ajudar nas unidades. Quando você tem o mapa no computador é muito mais fácil que no papel”, afirma a Coordenadora de Saúde Bucal do município, Mayara Siqueira.

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
O fortalecimento da saúde também passa pelo desenvolvimento de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais para prevenir diversas doenças. Essa frente busca apoiar a gestão e os profissionais do município na ampliação da oferta das PICS para a comunidade. Em Barão de Cocais, foram realizados uma oficina introdutória e seis módulos de aromaterapia, com um intercâmbio para troca de experiências com outros municípios.

Frente Jovens Construtores em Saúde (JCS)
O Jovens Construtores em Saúde (JCS) é a frente do Ciclo Saúde que tem foco no fortalecimento do protagonismo juvenil para a promoção da saúde. Com apoio das equipes das UBS, foram mobilizados jovens das comunidades para formarem um grupo que participou de 16 encontros virtuais, sobre diversos temas relacionados à saúde e à realidade desses jovens. Ao longo desse ciclo formativo os 25 participantes desenvolveram o chamado “Ativo Comunitário”, iniciativa que fica como um legado para a comunidade.

Em Barão de Cocais, a edição aconteceu entre agosto e dezembro de 2021 e o Ativo Comunitário foi a produção de 03 tirinhas, disseminadas em redes sociais, voltadas para o público juvenil, com o intuito de provocar reflexões sobre os impactos das tecnologias na saúde mental, tema escolhido pelos jovens a partir de suas realidades. Os temas das tirinhas foram “Fake News e Saúde Mental”, “Tecnologias e infância” e “Tecnologias e dependência”.

Programa Ciclo Saúde
O Ciclo Saúde é um programa de cooperação técnica para fortalecimento da Atenção Básica que tem como objetivo contribuir para a ampliação e/ou implantação de serviços no âmbito da Atenção Básica com foco na educação e promoção da saúde das pessoas e comunidades. É uma iniciativa da Fundação Vale, com execução da Vale, em parceria técnica com o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS) e o Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.