Capacitação com foco na 1ª infância integra 230 profissionais da rede municipal de Itabira

 492 Visualizações

Treinamento aconteceu no Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

Nesta sexta-feira (29/04), 230 profissionais dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) participaram de treinamento promovido pela Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME). O encontro foi realizado no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e teve como tema “1ª Infância em Foco”. O objetivo do encontro é fortalecer as práticas educacionais para o atendimento das crianças com 6 meses a 3 anos de idade.

Durante todo o dia, monitores, auxiliares, coordenadores e especialistas dos CMEIs participaram de palestras e discussões que contribuem para a implantação de práticas pedagógicas criativas. A finalidade é capacitar os profissionais para melhorar a formação integral das crianças e construir novos conhecimentos e concepções.

A programação contou com palestras com os seguintes temas: “A vida pede pausas”, com a diretora de acompanhamento didático-pedagógico, Edilamar Figueiredo; “Arte para crianças bem pequenas”, com a professora e mestra, Sandra Duarte; “Aprendendo a amar – o racismo na escola”, com as professoras Ana Paula Brandão e Valéria Alves; “Brincar, cuidar e o educar na educação infantil”, com a assessora pedagógica das editoras Ática, Scipione e Saraiva na rede pública de ensino, Eloisa Maria Lopes Guimarães.

Eloisa Maria Lopes Guimarães

A secretária de Educação, Laura de Souza Silva, comentou que esses treinamentos são realizados com frequência para profissionais da rede municipal e fazem parte de uma estratégia do governo para uma educação de qualidade em Itabira.

“O governo pretende dar um salto de qualidade na educação infantil e no atendimento das creches aqui de Itabira. Essas formações são rotineiras, trabalhamos com formação contínua e continuada. Hoje é o momento da educação da primeira infância, mas temos também já programados encontros com demais profissionais, do Fundamental I e II. As formações acontecem ao longo de todo ano, de forma permanente buscando sempre qualificar nossos profissionais para um patamar de excelência, para que eles possam trabalhar com os alunos dentro da melhor forma possível”, disse.

Professoras Ana Paula Brandão e Valéria Alves

A auxiliar de creche Elenice Magalhães Rocha Santiago participou do treinamento e destacou a importância do aprendizado para lidar no dia-a-dia com as crianças na escola. “Essa capacitação é de imensa importância porque a gente precisa estar sempre reciclando nossos conhecimentos. Isso abre nossos horizontes, nosso entendimento para acolher as crianças cada dia melhor”, contou a profissional que está na rede municipal há 11 anos.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.