Aniversário de 58 anos de João Monlevade conta com diversas atrações artísticas e culturais

 543 Visualizações

Volta do Rock na Rua, inaugurações, teatro, cinema, dança, Rua da Alegria e concurso de fotografia estão na programação.

Em abril, mês em que se comemora o aniversário de 58 anos da cidade, João Monlevade recebe diversas atrações culturais, esportivas e inaugurações. Além disso, a volta do projeto Rock na Rua é o ponto alto da festa.

Com shows na Praça do Povo, a proposta foi lançada na década de 90, durante a primeira gestão do prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT), e se consagrou como um importante espaço de lazer e cultura para a população. “É gratificante ver João Monlevade crescendo e se desenvolvendo e, mais feliz ainda é ver festas tradicionais serem retomadas após dois anos sem eventos abertos ao público devido à pandemia do coronavírus. Eu escolhi trabalhar e criar a minha família aqui e cada dia mais me encanta e motiva fazer de João Monlevade um lugar melhor. Os monlevadenses merecem celebrar essa data com eventos que promovam momentos inesquecíveis entre amigos e familiares”, pontuou Dr. Laércio.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante) também destacou a retomada de projetos culturais para João Monlevade. “Queremos que os 58 anos da cidade sejam de retomada da cultura, com mais oportunidades e com foco em tornar nossa cidade protagonista no cenário estadual e nacional”, falou.

Atrações começam neste final de semana

A programação do aniversário de João Monlevade começa neste final de semana com a Feira da Economia Popular Solidária, dias 8 e 9, em frente à igreja Sagrado Coração de Jesus. No  local haverá espaço kids, praça de alimentação, apresentações culturais e serão comercializados comidas típicas, artesanato e produtos da  agricultura familiar.

Na sexta-feira (08/04), a Feira começa as 9h e, as 16h30  tem show com Índio do Forró. Em seguida, as 18h, na abertura oficial, será feito o lançamento do Prêmio Louis Ensch de Fotografia. As 20h, o grupo Bela Arte apresenta o espetáculo de dança ‘Corpo em Poesia’, e, as 21h, a atração é o show ‘Márcio & Amanda convidam Norma de Jesus’.

No sábado (09/04), as atividades começam as 7h com a tradicional Feira da Agricultura Familiar (realizada aos sábados na Praça Sete de Setembro) que, excepcionalmente neste dia, será transferida para o local. Bruno Rock Blues se apresenta as 12h e Maurício Semil, com abertura da bailarina Gabriela Isabel, as 20h30.

Inaugurações

Na próxima segunda-feira (11/04), a inauguração da Farmácia Municipal abre a agenda da entrega de novos espaços para a comunidade. O evento será as 9h, no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, onde funciona a Policlínica.

Ainda neste mês, em datas a serem divulgadas posteriormente, serão inaugurados a Casa dos Conselhos, o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps I), a nova Lavanderia e os núcleos da Fundação Municipal Crê-Ser nos bairros Santa Cruz e Novo Cruzeiro.

Estão programados também realizações da Rua da Alegria com brincadeiras, distribuição de guloseimas e shows com artistas locais em bairros da cidade.

Atividades esportivas

Para celebrar os 58 anos de João Monlevade várias atividades esportivas também serão promovidas ao longo de todo o mês como o Curso de Arbitragem de Handebol, o Torneio Louis Ensch (no estádio), a Copa Monlevade de Natação, a 1ª Copa da Juventude de Futsal Feminino e o 6º Cola BMX.

“Queremos o povo na festa”

De acordo com a diretora-presidente da Fundação Casa de Cultura, Nadja Lírio Furtado, o aniversário da cidade abre uma nova e promissora fase para a cultura em João Monlevade.

“Serão atividades inclusivas, para todos os gostos e públicos e várias linguagens de arte, como teatro, dança, música e fotografia. Sendo assim, convidamos a todos para se inteirarem e participarem, pois é uma programação feita para o povo, para que possamos celebrar e nos aproximar mais da cultura local. Estamos muito felizes e realizados em poder proporcionar essas atividades para a população e esperamos que as pessoas consigam aproveitar essa época de festividades e celebração da nossa cultura. Queremos o povo na festa. Como também nas praças, ruas e demais espaços públicos onde a cultura acontece”, afirmou.


Na área cultural, as atividades têm início de 11 a 13, no Centro Histórico, com Tours da Memória com alunos das escolas municipais Centro Educacional de João Monlevade (CEJM) e Cicinha Moura. Já no dia 14, a criançada poderá se divertir no bairro Planalto com Rua da Alegria, que ocorre a partir das 14h. No dia 24, as 20h, tem apresentação da Orquestra Big Band, no Sindicato dos Metalúrgicos. Já a Praça do Povo recebe, as 19h, do dia 26, a peça de teatro Infantil Peter Pan, patrocinada ArcelorMittal. Após, lançamento de livros infantis com leitura das autoras Juliana Dias, Luiza Inês Martins e Kelly Chaparro.

Pelo canal do Youtube da Fundação Casa de Cultura, no dia 27, a partir das 20h30, ocorre o debate online Conexões Monlevadenses, com os convidados Nadia Melina, Rômulo Garcias, Tony Julio e Lucilene Silva e Renato Milani.

O dia 29 de abril está recheado de shows na Praça do Povo a partir das 14h com apresentações do Samba Club e Banda 2ª Opção. A tão esperada volta do Rock na Rua será às 16h, com bandas já confirmadas como ‘Ela vai voltar – Tributo a Charlie Brow Jr.’ e ‘Torantes’ composta pelos músicos monlevadenses André Freitas (Bateria), Brunão (vocais), Daniel Bahia (guitarras) e Betinho Canazart (baixo). Encerrando a noite, tocam as bandas mineiras Babadan e Black Machine.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.