No Dia Nacional do Combate ao Bullying e à Violência na Escola, o Sempre Um Papo recebe o professor Hugo Monteiro Ferreira

 561 Visualizações

Hoje, Dia Nacional do Combate ao Bullying e à Violência na Escola, o escritor e professor Hugo Monteiro Ferreira participa do Sempre Um Papo para lançar “A Geração do Quarto: Quando Crianças e Adolescentes nos Ensinam a Amar” (Editora Record). A conversa acontece às 19h, desta quinta-feira (07/04), de modo virtual – pelo YouTube, Facebook e Instagram do projeto – e sob a mediação do jornalista Afonso Borges.

O livro “A Geração do Quarto: Quando Crianças e Adolescentes Nos Ensinam a Amar” é resultado de uma pesquisa realizada por Hugo Ferreira, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, com 3.115 meninos e meninas entre 11 e 18 anos. Deste grupo, 238 se enquadram na “geração do quarto”, termo que o autor criou para denominar aqueles que “(..) passam muito tempo dentro desse cômodo, com quase nenhuma interlocução com as pessoas que moram na mesma casa, muita dificuldade de dizer o que sentem e um potencial de vilência contra si ou contra o outro muito intenso, muito forte”.

No livro, o autor mostra como a ausência de afeto, nos casos em que as queixas das vítimas de bullying não são devidamente acolhidas, podem resultar em sentimentos de vingança contra o outro ou contra si próprio na forma de autolesões, ideação suicida e suicídio. Depois de apresentar e analisar inúmeros casos ao longo do livro, Hugo aponta caminhos que passam por cinco pilares: cuidado; autoconhecimento; convivêcia; dialogicidade e amorosidade.

Composto por 154 páginas, o livro conta com dezenas de depoimentos fortes e sinceros destes jovens e de seus pais. A obra é indispensável para profissionais de educação e todos que querem entender como lidar com o bullying, cyberbullying, a violência escolar e suas consequências, na medida em que faz um alerta para a urgência da escuta qualificada, atenta a sinais não-verbais e às emoções, e desconstrói mitos de que as novas gerações seriam mais fracas do que as anteriores.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.