Secretaria de Saúde abre cadastro para castração de cães e gatos no município

 446 Visualizações

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) comunica que irá abrir a partir desta quarta-feira (6), inscrições para mais um mutirão de castração de animais em Itabira. A iniciativa visa controlar a população de cães e gatos nas ruas. Além da esterilização, os animais serão chipados para identificação dos responsáveis pelos animais. Os tutores interessados em participar do mutirão devem fazer o cadastro no seguinte link: https://bit.ly/castraçaoprefeituraitabira.

O preenchimento correto do formulário disponível é estritamente necessário, porém, após o cadastro, os tutores devem aguardar o contato da equipe de Zoonoses para marcação do procedimento. A inscrição não garante a vaga, os beneficiados com a castração irão passar por uma triagem, obedecendo as vagas disponíveis, mediante prioridades definidas pela legislação estadual.

Os procedimentos acontecem no Parque de Exposição Virgílio José Gazire, nos dias 24, 25, 26 e 31 de maio e ainda, nos dias 01, 02 e 03 de junho. A previsão é atender cerca de 60 animais por dia, sendo cães e gatos.

Foto: Divulgação/ PMI

A prestação de serviço conta com a parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), responsável pela disponibilização da infraestrutura, contratação de serviços e limpeza. Também é parceiro do projeto o Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi), que fará a fiscalização da empresa contratada durante o evento.

A diretoria de Controle de Zoonoses irá selecionar os animais cadastrados e orientar os tutores quanto à preparação pré-operatória.  

É necessário seguir as orientações para o procedimento:

– O animal deverá chegar ao local em jejum hídrico de duas horas e alimentar de oito horas;

– Não poderão ser castrados cães com menos de 2kg, acima de 30 kg, no cio, doentes, obesos ou prenhes;

– Comparecer ao local com comprovante de endereço em nome do cadastrado, conjugue, do pai ou da mãe;

– Apresentar RG e CPF;

– É necessário que o animal faça uso de vermífugo e remédio contra pulga e carrapato 72 horas antes do procedimento;

– É preciso transportar cães e gatos dentro de caixa apropriada para o peso do animal, no caso de cachorro podem ser levados com guia ou focinheira;

– Para animais de raça pura é preciso apresentar exames como: hemograma completo, função renal, função hepática e proteínas totais, ecocardiograma e eletrocardiograma;

– É obrigatório levar roupa cirúrgica (fêmeas) ou uma camiseta de malha (para confecção) e colar elisabetano, para impedir contato do animal com a ferida cirúrgica;

– Animais em lista de espera serão cadastrados mediante disponibilidade.

Fonte: ACOM-PMI

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.