Boletins de Covid-19 passam a ser semanais em Itabira

 488 Visualizações

Mudança se dá pelo momento epidemiológico do município, com baixos índices de transmissão e internação.

O atual momento epidemiológico da pandemia da Covid-19 em Itabira motivou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a modificar a forma de divulgação de dados da doença. A partir deste início de abril, os boletins serão emitidos semanalmente, sempre às sextas-feiras, com o retrato daquele dia da divulgação.

Após meses de intenso combate, a Covid-19 arrefeceu em Itabira. O índice de retransmissão (Rt) é de 0,52, segundo a última apuração, feita nessa quinta-feira (31/03). Nos últimos sete dias, de quinta (24/03) à quinta-feira (31/03), apenas seis casos foram confirmados em Itabira. Foram três óbitos nesse período, mas de pessoas que já estavam internadas dias antes. Não há, atualmente, nenhum itabirano internado.

Os dados diários da Covid-19 continuarão disponíveis no portal Cidades Saudáveis, que pode ser acessado pelo Portal da Prefeitura. As informações são atualizadas todos os dias, no período da tarde. Em casos de óbitos durante a semana, o município dará a informação aos veículos de imprensa e nos canais oficiais da Prefeitura.

Uso de máscaras

Itabira manterá o uso de máscaras em locais fechados. Uma avaliação foi feita pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde e foi feita a opção por esperar mais uns dias, para que a cidade avance ainda mais na imunização.  O município se aproxima de 60% da população vacinável com a dose de reforço. Na próxima semana uma nova avaliação será feita.

Vacinação

Na segunda-feira (04/04), a SMS continua com aplicação da dose de reforço. O imunizante será aplicado em quem tomou a segunda dose até 4 de dezembro do ano passado. A vacina estará disponível entre 8h30 e 15h30, no drive trhu instalado na espaço da Feira Livre, no bairro Esplanada da Estação.

Para as crianças, a vacinação de segunda dose será na terça-feira (05/04), para quem tomou a Pfizer até 5 de fevereiro. A imunização será nos seguintes PSFs: João XXIII/Machado, Vila Santa Rosa/Centro, Praia I, Pedreira I e II, Amazonas/Areão, Campestre e Gabiroba de Baixo. O atendimento será de 8h30 às 15h30, sem agendamento.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.