Close Menu
    Nossas escolhas

    Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo tem nova sede administrativa

    12/01/2026

    BC concorda com inspeção sobre Banco Master, diz presidente do TCU

    12/01/2026

    Fundação João Pinheiro publica edital de concurso público com 26 vagas de níveis médio e superior

    12/01/2026

    Atlético sai na frente, mas cede empate ao Betim em estreia no Mineiro

    12/01/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
    segunda-feira, 12 janeiro , 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
    Via Comercial
    • Itabira
    • Minas Gerais
    • Brasil
    • Mundo
    • Colunistas
      • Nivaldo Ferreira
    • Via Fotos
    • Emprego
    Via Comercial
    Home»Cultura»TRADIÇÃO: Museu do Tropeiro celebra 19 anos de história
    Cultura

    TRADIÇÃO: Museu do Tropeiro celebra 19 anos de história

    29/03/2022Nenhum comentário4 Minutos de leitura88 Visualizações
    Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp

    A solenidade oficial contou com apresentações culturais alusivas à tradição tropeira, como os Estaladores de Chicotes, Berranteiro e das Lavadeiras de Ipoema. 

    O Museu do Tropeiro, em Ipoema, celebra 19 anos de história nesta terça-feira (29/03). A data foi marcada pela transferência simbólica da sede da Prefeitura de Itabira para o distrito. Logo pela manhã, uma cerimônia com manifestações culturais alusivas às tradições tropeiras e discursos oficiais abriu os trabalhos.

    A cerimônia foi acompanhada por membros da comunidade, alunos e professores das escolas da localidade, representantes do Legislativo e secretários municipais. Entre as apresentações durante a manhã, destaque para os tradicionais Estaladores de Chicotes, Berranteiro e para as Lavadeiras de Ipoema, exemplos de patrimônio vivo do domínio local.

    O Museu do Tropeiro é uma referência internacional em homenagem aos condutores de tropas que contribuíram na construção da história comercial do país. A diretora do Museu, Tayane D’Ávila Campos, lembrou da referência cultural tropeira tão ativa nos moradores de Ipoema. “O Museu é um divisor de águas na promoção do turismo local e também na história dos moradores daqui, que, assim como eu, representam a cultura tropeira. Essa cultura está eternizada em nossas veias. É um legado de amor e reconhecimento a esses homens que contribuíram para o desenvolvimento do país como um todo”, afirmou a diretora, que é filha de tropeiro.

    Produtor rural aposentado, Maurílio Ferreira, de 86 anos, nascido e criado em Ipoema, enalteceu o Museu do Tropeiro. “Hoje é difícil um dia que não tem um turista por aqui, é de grande importância para o distrito. Até a Prefeitura está aqui hoje! Para nós isso é muito bom”, contou alegre o ipoemense, que hoje faz apresentações culturais como estalador de chicote. 

    Reconhecimento oficial 

    Durante a solenidade de aniversário dos 19 anos do Museu do Tropeiro, o prefeito Marco Antônio Lage entregou à diretora do Museu do Tropeiro, Tayane D’Ávila Campos, uma cópia da Lei 5.331, de 28 de outubro de 2021, que criou oficialmente o Museu do Tropeiro. Antes, desde 2003, o equipamento público tinha o espaço físico e funcionava como museu, mas não havia o reconhecimento legal.

    Marco Antônio Lage salientou a importância desta lei e explicou que, a partir da regularização, o Museu do Tropeiro poder inscrever projetos e buscar recursos para o desenvolvimento do patrimônio, por meio de leis de incentivo. “O Museu de Tropeiro existia do ponto de vista físico, mas não existia legalmente. Agora a lei já foi sancionada e a criação deste importante equipamento é uma realidade. Após a lei o Museu do Tropeiro pode receber recursos para desenvolvimento de projetos de preservação e crescimento do espaço”, disse o prefeito.

    Após a cerimônia, durante a tarde, o prefeito e secretários municipais atenderam representantes de associações e da sociedade civil de Ipoema. A agenda no distrito será encerrada com inaugurações de ruas e show na praça central.

    Prefeito anuncia festival com dez dias de atividades para celebrar a cultura tropeira em Ipoema

    O prefeito Marco Antônio Lage anunciou, que Itabira terá, pela primeira vez, um festival para exaltar a cultura tropeira. O evento está marcado para acontecer entre os dias 20 e 29 de maio, em Ipoema, com palestras, cursos, feiras de artesanato e gastronômica, tropeada (tradicional cavalgada), shows e outras atividades.

    Prefeito de Itabira Marco Antônio Lage

    O anúncio foi feito durante a solenidade de aniversário de 19 anos do Museu do Tropeiro. Marco Antônio Lage explicou que, além da tradicional celebração por mais um ano do equipamento cultural, o festival também vai enfatizar o título de Capital Estadual do Tropeirismo conferido à Itabira pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

    O título foi concedido à Itabira em 2013, por meio da Lei 20.709, proposta pela ALMG e sancionada pelo então governador Antônio Anastasia. A legislação reconheceu a importância história do tropeirismo em Itabira e seu valor para o desenvolvimento histórico, turístico, social, cultural e econômico no estado de Minas Gerais.

    “Temos de preservar e valorizar essa história. Reafirmar, cada vez mais, que Itabira é a terra do tropeirismo em Minas Gerais e que tem em Ipoema o centro dessa manifestação cultural tão importante. Esse festival, com tantos dias de atividades, é um passo importante que a nossa gestão dá nesse sentido. Vamos celebrar, sim, cada aniversário do Museu do Tropeiro, mas ir além e exaltar o título de Capital Estadual do Tropeirismo que ostentamos há tantos anos, mas que nunca foi bem promovido na cidade”, comentou o prefeito Marco Antônio.

    A programação completa do festival está sendo finalizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), por meio da Superintendência de Comércio e Turismo e do Museu do Tropeiro. A divulgação oficial será feita nos próximos dias.

    Celebração Iopema Itabira Museu do Tropeiro Tradição
    Artigo anteriorSEGURANÇA PÚBLICA: Delegado Paulo Tavares deixa a regional de João Monlevade
    Próximo artigo Atleta de Handebol de São Gonçalo é convocado para Seleção Brasileira

    Postagens relacionadas

    Itabira

    SAAE: Parada programada afeta o abastecimento de água em Itabira nesta terça 

    12/01/202615 Visualizações0
    Itabira Polícia

    COMBATE A CRIMINALIDADE: Polícia Militar de Itabira apreende grande quantidade de drogas, dinheiro e prende um homem no bairro Eldorado

    12/01/202621 Visualizações0
    Itabira Polícia

    Polícia Militar de Itabira apreende arma de fogo artesanal e apreende um menor por tráfico de drogas no Fênix

    09/01/202613 Visualizações0
    Adicionar Comentário
    Leave A Reply Cancel Reply

    As mais lidas

    BR 262: Acidente grave entre carro e carreta deixa três pessoas feridas 

    01/01/202649 Visualizações

    Saúde de Itabira ganha reforço na atenção primária com inauguração de UBS na região do bairro Fênix

    06/01/202628 Visualizações

    Polícia Militar de Itabira cumpre mandado de prisão, desarticula ponto de tráfico e prende seis homens na Vila Bethânia

    08/01/202626 Visualizações

    Polícia Civil prende maior traficante de pasta base de cocaína de Minas Gerais

    11/01/202622 Visualizações

    SEGURANÇA PÚBLICA: 26º BPM anuncia chega de novos oficiais 

    07/01/202622 Visualizações
    Mais populares

    BR 262: Acidente grave entre carro e carreta deixa três pessoas feridas 

    01/01/202649 Visualizações

    Saúde de Itabira ganha reforço na atenção primária com inauguração de UBS na região do bairro Fênix

    06/01/202628 Visualizações

    Polícia Militar de Itabira cumpre mandado de prisão, desarticula ponto de tráfico e prende seis homens na Vila Bethânia

    08/01/202626 Visualizações
    Nossas escolhas

    Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo tem nova sede administrativa

    12/01/2026

    BC concorda com inspeção sobre Banco Master, diz presidente do TCU

    12/01/2026

    Fundação João Pinheiro publica edital de concurso público com 26 vagas de níveis médio e superior

    12/01/2026
    Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
    © 2026 Via Comercial. Desenvolvido por Dislei Gomes - Política de privacidade

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.