Metabase Itabira e Aposvale coordenam luta em favor dos assistidos que hoje não possuem superávit

 775 Visualizações

LUTA NACIONAL PELOS APOSENTADOS E APOSENTÁVEIS DA VALE, PLANO BENEFÍCIO PROPORCIONAL (BP)
 
Metabase Itabira e Aposvale coordenam luta em favor dos assistidos que hoje não possuem superávit.
 
O Sindicato Metabase de Itabira e região e a Aposvale realizaram duas reuniões com importantes entidades, para lutar em prol dos aposentados do Plano Benefício Proporcional (BP). Na ocasião, participaram do encontro o Sindicato Metabase Mariana, Sindicato Metabase Brumadinho, Sindifer ES/MG, STFEM MA/PA/TO, Aposvale regional Itabira, Aposvale do Rio de Janeiro, além de um dos conselheiros da Valia. 
Foto: Divulgação/ Metabase Itabira
 
Para o presidente do Metabase Itabira, André Viana, foram esses empregados que contribuíram para a construção do Plano Benefício Definido (BD), que hoje paga superávit. Mesmo assim, esses aposentados e ex-empregados foram injustiçados pela empresa no ano de 2000, quando foram assediados e forçados a migrarem para o plano Vale Mais, ou seja, hoje recebem muito menos e não possuem superávit. Segundo André Viana, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) precisa intervir nesta injustiça e a Valia precisa se explicar, uma vez que muitos empregados estão se aposentando com baixas suplementações e sem direito a superávit. 
“Basta de tratar estes assistidos como submassa em um total preconceito e desrespeito por parte da Valia! Unidos lutaremos!” – comentou Feliciano (Xérox), representante da Aposvale Itabira. 
 
A magnitude e importância do plano BP também foram destacadas nas reuniões. Atualmente, o Valia BP abrange cerca de 9000 (nove mil) aposentados e aposentáveis. A maioria deles espalhados pelas localidades onde a Vale atua, inclusive, boa parte deste número em Itabira. 
“São desbravadores que junto com os assistidos  pertencentes ao plano BD construíram a Vale e consequente a Valia que é o maior fundo de pensão do Brasil! não é justo a forma como a Vale e a Valia tem tratado os dignos construtores desta grandiosa história! Lutaremos incansavelmente em todas as esferas que se fizerem necessárias para pôr fim a esta covardia”- completou o Presidente do Metabase André Viana.
 
Estudos atuários sobre o BP estão sendo feitos pela Aposvale Itabira, unindo forças ao Metabase Itabira, que faz  um trabalho jurídico sobre o tema. Em breve, ocorrerão novas reuniões para unir forças em prol da igualdade dos planos principalmente no quesito superavitário buscando a importante cisão entre os planos. Além disso, o Presidente André Viana, salientou a importância da união nacional entre lideranças sobre o tema. 
 
EM TEMPO: NOS PRÓXIMOS DIAS, O PRESIDENTE ANDRÉ VIANA ESTARÁ EM BRASÍLIA, PARA UMA REUNIÃO COM A PREVIC, A FIM DE DISCUTIR ASSUNTOS RELACIONADOS A VALIA.
 
Fonte: ACOM-METABASE ITABIRA

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.