Projeto Recrear é opção para desenvolver psicomotricidade de crianças itabiranas

 372 Visualizações

Atividade da SMELJ é voltada para público infantil, com faixa etária entre os três e cinco anos de idade. As inscrições acontecem na segunda-feira (21/02), das 9h às 17h. As vagas são limitadas. 

As crianças que necessitam trabalhar a psicomotricidade contarão a partir do mês de março com o projeto Recrear, da Prefeitura de Itabira. Desenvolvido e executado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), o Recrear tem como objetivo estimular o desenvolvimento motor das crianças na faixa etária entre três anos e cinco anos de idade, a partir do envolvimento das vivências esportivas lúdicas como estratégia pedagógica, utilizando as práticas corporais por lidar diretamente com as sensações do corpo humano.

O programa busca ainda integrar ao dia a dia das crianças as atividades físicas, por meio da experiência esportiva, que proporcionam estímulos motores e sensoriais de forma lúdica. No projeto, serão trabalhados elementos da psicomotricidade como movimentos do corpo, noção de espaço, lateralidade, coordenação motora fina e grossa, equilíbrio e ritmo.

O Recrear emprega os princípios da psicomotricidade como uma maneira da criança tomar consciência do próprio corpo e de desenvolver outras capacidades motoras. No entanto, o projeto não tem como finalidade explorar ou ensinar a técnica esportiva, mas utilizar o esporte como meio pedagógico, de forma a oferecer vivências esportivas diversas”, explica a secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Natália Lacerda Faria.

Além de promover o desenvolvimento físico, psicológico e cognitivo das crianças, o Recrear também proporciona aos participantes a noção de cidadania, um melhor convívio social e melhor qualidade de vida. As ações desenvolvidas serão: vivências esportivas orientadas, por meio de brincadeiras e jogos que incitam o desenvolvimento motor; e atividades de lazer e recreação que trabalhem o desenvolvimento social e cognitivo.

Para participar do Recrear, é necessário fazer a inscrição, a partir da segunda-feira (21/02), na SMELJ (Rua Irmãos D´Caux, s/n – Centro), das 9h às 17 horas. As vagas são limitadas aos 40 primeiros interessados. No ato da inscrição, deverão ser apresentados os documentos pessoais das crianças e do responsável legal. As aulas, que terão turmas nos turnos da manhã e tarde, estão previstas para começar no dia 9 de março e serão ministradas no Complexo de Ginástica de Trampolim.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.