CHUVAS: Prefeitura e Defesa Civil de João Monlevade realizam ações de apoio à população ribeirinha

 367 Visualizações

A Prefeitura de João Monlevade e a Defesa Civil Municipal realizam uma série de ações visando a segurança da população diante dos riscos causados pela chuva. Na manhã de hoje (8/01), homens e caminhões foram deslocados para o bairro Santa Cruz, para dar apoio aos moradores que residem próximo ao rio Piracicaba.

A medida segue um planejamento estratégico desenvolvido pela atual administração, com o intuito de minimizar os problemas do período, como enchentes e alagamentos. Durante toda a semana a Defesa Civil Municipal vem monitorando o nível do rio e tem se preparado para uma eventual inundação.

Até as 13h deste sábado, o rio Piracicaba havia se estabilizado em 4,56 metros acima do nível normal, sendo que com 5 metros pode ocorrer inundação. Como a previsão é de que a chuva continue intensa no final de semana, homens da Prefeitura e da Defesa Civil já estão ajudando a retirar os moradores de suas casas. Toda ação tem o apoio da 17ª Companhia Independente da Polícia Militar.

Foto: Heverton Elias

A Prefeitura de João Monlevade preparou a Escola Eugênia Sharlé para receber as famílias que tiverem que deixar as suas residências. Além do local, os núcleos da Fundação Crê-Sêr e o Albergue Municipal também estão prontos para abrigar quem precisar.

A administração municipal recebe ainda o apoio de diversos centros comunitários que se colocaram à disposição para receber famílias desabrigadas. Moradores que possuem dificuldade de locomoção, tiveram as casas mapeadas e terão prioridade no atendimento emergencial.

Foto: Heverton Elias

O prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), o vice-prefeito, Fabrício Lopes (Avante), e o secretário de Serviços Urbanos, Marco Antônio Penido Simas, acompanharam os trabalhos no período da manhã. Eles conversaram com a população local e receberam sugestões. Uma delas, atendida imediatamente, foi providenciar paletes para elevar os móveis e eletrodomésticos dentro das residências, evitando que tais objetos entrem em contato com a água.

Foto: Heverton Elias

Encostas e alagamento do rio Santa Bárbara

A Prefeitura também alerta a população para os riscos de deslizamento de terra em áreas de encostas. Pessoas que moram em locais dessa natureza precisam redobrar a atenção. Qualquer ocorrência de alagamento ou desmoronamento acione a Defesa Civil pelo telefone: 9 8766-4008.

Também é recomendado aos monlevadenses o racionamento de água em toda a cidade. O rio Santa Bárbara está com o nível elevado e caso continue a subir, será preciso desligar o maquinário da Estação de Tratamento de Água (ETA) na região de Pacas, para prevenir uma pane elétrica.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.