Alerta vermelho: Defesa Civil monitora situação e está de prontidão por causa de chuvas em Itabira

 725 Visualizações

Neste sábado (8/01), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta vermelho para chuva excessiva em Itabira até a próxima terça-feira (11/01). Chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia é esperada durante o período de alerta, segundo a previsão do tempo. O aviso também sinaliza sobre os riscos de alagamento, transbordo de rios e deslizamentos de encostas devido a quantidade de água. 

Desde o início da manhã, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) está atenta às possíveis ocorrências. Até o momento, foi registrado uma queda de muro no bairro João XXIII, sem vítimas, e solicitações de atendimentos pontuais no bairro Pedreira. Além disso, o nível de água do canal do Gabiroba também está sendo monitorado. 

“Estamos atendendo as ocorrências e pedimos à população para ter cuidado redobrado, principalmente para quem mora próximo a córregos e rios. Toda a nossa equipe está à disposição da comunidade’’, afirma a coordenadora da Compdec, Nilma Castro.  

Ela explica que a Defesa Civil de Itabira deve ser acionada em casos de inundações, alagamentos, desabamentos, deslizamentos, quedas de árvores, destelhamentos, graves desastres com vítimas e desabrigados, rupturas ou colapsos de vias públicas, rachaduras, trincas e fissuras em edificações e deslocamento de fundações de imóveis (rebaixamento de terra ou da parede). Confira os telefones para atendimento: (31) 3839-2147- (31) 98294-6273 (Plantão/WhatsApp) – 199 (Plantão)

As instruções em caso de rajadas de vento são para que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, a orientação é que os motoristas não estacionem seus veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Ademais, se possível, é necessário que as pessoas mantenham os aparelhos eletrônicos e o quadro geral de energia desligados durante o período dos temporais.

Ações preventivas 

Desde o ano passado, a Prefeitura de Itabira tem realizado ações para prevenir danos graves no período de chuvas. A Secretaria de Obras, Transporte e Trânsito (SMOTT), por exemplo, realizou uma força-tarefa para limpar e reparar o sistema de drenagem da cidade. Mais de 12.600 bocas de lobo foram limpas e aproximadamente 420 grades foram trocadas. Tal ação é necessária uma vez que o lixo acumulado nas tubulações, as bocas de lobo  transbordam, causando vários danos nas vias.Toda a atividade aconteceu em 85 bairros e localidades de Itabira.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.