MUTIRÃO DA SAÚDE – Quatro PSFs abrem neste sábado para atendimento de sintomáticos gripais; drive-thru da Prefeitura terá testagem de assintomáticos

 628 Visualizações

Quatro unidades básicas de saúde estarão de portas abertas em Itabira neste sábado (8/01), para atendimento exclusivo de pessoas com sintomas gripais. Os PSFs funcionarão de 7h às 17 horas, com equipes completas, triagem e testagem para Covid-19. No mesmo dia, o drive-thru da Prefeitura estará aberto, de 8h às 12h, para testagem de assintomáticos.

Estarão funcionando as seguintes unidades: Pedreira I e II, Gabiroba de Cima I e II, João XXIII/Machado e Nossa Senhora das Oliveiras.

A ação é mais uma estratégia para aliviar a pressão no Pronto-Socorro Municipal de Itabira, que registra alta nos índices de atendimento desde o início de janeiro. A indicação é de que as pessoas com sintomas leves procurem os PSFs, enquanto o PSMI seja dedicado apenas ao atendimento de casos mais graves.

Desde essa quinta-feira (6/01), todos os 32 PSFs de Itabira estão direcionados para atendimento de sintomáticos gripais. Isso até que esteja pronto o novo ambulatório exclusivo para pessoas com esse tipo de sintomas no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). A previsão é de que a unidade passe a funcionar já na próxima segunda-feira (10/01).

“O cenário muda rápido e exige que a gente também aja rápido. É momento de ter novas alternativas e de reforçar os cuidados. Uso de máscara é imprescindível, assim como higienizar as mãos constantemente e praticar o distanciamento social. Além, claro, de continuarmos firmes com a vacinação contra a Covid-19”, diz a secretária municipal de Saúde, Luciana Sampaio.

Testagem de assintomáticos

A Secretaria Municipal de Saúde mantém a testagem de assintomáticos por livre demanda. A estratégia teve início ainda antes da virada do ano e tem auxiliado o município na tomada de ações acerca do controle da pandemia.

Neste sábado, o drive-thru da Prefeitura estará funcionando entre 8h e 12h, para que as pessoas que estejam sem sintomas possam saber se estão ou não infectados pela Covid-19.

LEIA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.